Rafael Carvalho |
O músico Açoriano Rafael Carvalho apresentou há 10 anos, a 3 de Fevereiro de 2012, na Ribeira Quente, o seu primeiro álbum a solo, “Origens”, e a 4 de Fevereiro no Auditório Luís de Camões, em Ponta Delgada. Um trabalho que trouxe 5 originais seus para Viola da Terra e ainda a revisitação de 5 modas tradicionais Açorianas, sendo um trabalho que impulsionou um novo interesse e aproximação à nossa Viola, por parte de velhos e novos públicos.
“Origens” foi o início de um percurso muito trabalhoso, mas sempre consistente, na divulgação da nossa Viola tradicional Açoriana. Seguiu-se a edição de “Paralelo 38” em 2014, “Relheiras” em 2017, “9 Ilhas, 2 Corações” em 2018, “Um Natal à Viola em 2019, e “Cordas do Mundo” em 2021.
Volvidos 10 anos da apresentação de “Origens”, Rafael Carvalho prepara um trabalho comemorativo dessa edição, em CD e DVD. Esta edição, que será limitada, contará apenas com os originais que o músico compôs para Viola da Terra.
O álbum contará com uma escolha dos seus originais mais conhecidos, já editados, como “Origens”, “Relheiras” ou “Obsessão”, mas serão apresentadas mais 4 ou 5 novidades e que já estão em fase de gravação.
No DVD o músico pretende dar um testemunho desse percurso musical, começado com “Origens”, e registar várias músicas editadas nestes 10 anos, mas apostando também em novas composições. O DVD pretende ainda ser um trabalho que ajude a divulgar ainda mais a Viola da Terra, a sua sonoridade e as suas potencialidades, por poder depois proporcionar a apresentação de cada tema com o seu videoclipe.
“Rafael Carvalho – 10 anos/20 Originais” é acima de tudo mais uma edição que pretende demonstrar a potencialidade e versatilidade da Viola da Terra, também a sua conjugação com
outros instrumentos, muitos em duetos improváveis, e que funcionam muito bem, e proporcionar a quem estuda o instrumento um trabalho que pode servir para mostrar outras
sonoridades e abordagens.
Esta será mais uma edição de autor, contando com a coprodução da “Palco de Ilusões, Produções Audiovisuais e Multimédia”, estando a sua apresentação prevista para o final do Verão.
Sem comentários:
Enviar um comentário