| Foto de: Um Olhar Povoacense |
A ermida de Santa Bárbara foi a primeira capela a ser construída na Ilha de São Miguel por um tal Mateus Dias, homem honrado, neto de um dos primeiros povoadores, ao redor da qual foi criado o primeiro núcleo populacional da Povoação. Bastaria a apresentação destes dois factos – ser a primeira capela da ilha e primeiro núcleo habitacional – para justificar, historicamente, a importância do pequeno templo que é a ermida de Santa Bárbara.
O mais antigo relato escrito da ermida de Santa Bárbara na Lomba do Carro, freguesia de Povoação, tinha de ser da autoria de Gaspar Frutuoso na obra “Saudade da Terra”.
| Foto de: Um Olhar Povoacense |
Ao longo dos séculos esta ermida sofreu diversas alterações, principalmente devido aos desastres naturais que assolaram a nossa ilha. A sua reconstrução depois do terramoto de 1879 e a sua inauguração ocorrida a 4 de novembro de 1894; os vandalismos de que foi alvo na década de 1970; as promessas da sua recuperação por parte dos sucessivos executivos camarários; as inúmeras iniciativas da sociedade civil povoacense para a sua recuperação; o papel decisivo do Movimento para a Recuperação da Ermida de Santa Bárbara; as tão desejadas obras e, finalmente, a sua reabertura ao culto no dia 1 de novembro de 2018 depois de mais de quatro décadas encerrada, fazem parte da história povoacense.
| Foto de: Um Olhar Povoacense |
Este é um local onde reina a paz, ar puro, onde a vista que se alcança entranha-se no nosso globo ocular, de tal forma que dali saímos super relaxados e descontraídos.
Num passeio de tarde à Lomba do Carro acabamos por captar as imagens que o vídeo abaixo vos apresenta. É especialmente para si que está longe da ilha de São Miguel, do concelho da Povoação.



Sem comentários:
Enviar um comentário