fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 3 de abril de 2020

NEM TUDO SÃO MÁS NOTÍCIAS NO CONCELHO DA POVOAÇÃO

A Escola Profissional Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira está preparada para o ensino à distância no 3º Período.

Investimento em equipamentos informáticos para todos os formandos do ensino profissional, formação aos formadores e funcionários em teletrabalho permitem assegurar a continuidade do ano letivo.

Aqui deixamos a nota informativa da Direção da Escola Profissional da Povoação dirigida a toda a comunidade escolar.

A PENSAR NO FUTURO, ESTAMOS PREPARADOS PARA O TERCEIRO PERÍODO!

Caros formadores, formandos, pais, encarregados de educação,

Em setembro de 2014 começámos uma estratégia de inovação pedagógica que se revelou hoje uma aposta de sucesso. Estamos preparados e queremos que saibam que juntos somos capazes de superar este momento difícil.

A Pandemia que nos fechou nas nossas casas e que nos limitou a liberdade pessoal em proveito do bem comum alimenta dias de incerteza e consequente de ansiedade. Sabemos que as informações vão surgindo a cada minuto e que aquilo que hoje é um facto, amanhã já está alterado, por isso devemos todos ter a devida calma e humildade de entender que nenhum de nós alguma vez vivenciou o que estamos a viver nos dias de hoje e, por mais preparados que todos estejamos e por melhor que todos queiramos fazer, é natural haver um período de adaptação e definição de novas estratégias e metodologias.

Assim, a Direção Geral informa toda a comunidade escolar que ontem foi realizada uma reunião geral de formadores com o objetivo de clarificar o funcionamento das aulas no início do terceiro período através de uma plataforma de ensino à distância. A metodologia a adoptar e as estratégias comunicadas aos formadores resultam de um trabalho iniciado logo após o anúncio do encerramento das Escolas, num esforço conjunto que manteve a maioria dos nossos alunos em aulas desde o dia 16 de março. Queremos aqui agradecer aos alunos e professores que, embora pioneiros no ensino à distância na Escola, mantiveram o foco, o empenho e a motivação nestas últimas semanas de aulas, contribuindo para melhorar a nossa metodologia e garantindo a confiança necessária para avançar, sem medos, com a nossa plataforma de ensino à distância.

Como comunicámos, e depois de termos obtido a autorização da DRE e da DREQP para os formadores externos iniciarem as aulas à distância, apenas não retomámos as aulas com todos os cursos na semana que hoje termina (03/04/2020) porque entendemos que as medidas excepcionais aplicadas ao Concelho da Povoação exigiam uma atitude excepcional, solidária e compreensiva da nossa parte.

Importa clarificar, até para que percebam como foi possível retomar as aulas à distância no dia 16 de março, que todo este trabalho foi iniciado há já alguns anos e tem vindo a ser consolidado desde então. Destacamos o ano letivo 2014/2015, quando iniciámos a utilização de uma plataforma escolar com o objetivo de facilitar a comunicação entre toda a comunidade escolar, sem haver violação da privacidade dos dados pessoais dos formadores e dos formandos, e com o objetivo de adoptar uma atitude ambientalmente sustentável, reduzindo o consumo de papel, e incentivando a partilha de manuais em suporte digital, bem como a entrega, também em suporte digital, dos trabalhos dos alunos. É esta a plataforma que ainda hoje usamos, e que será usada nas aulas à distância, através do Google Sala de Aula (Classroom) e dos demais recursos da plataforma.

No ano letivo 2017/2018, para universalizar o acesso aos recursos digitais e para eliminar as diferenças no acesso a estes recursos, iniciámos a atribuição de tabletes para uso escolar aos alunos do Curso de Técnico de Auxiliar de Saúde, prática que mantemos desde então. Isto significa que cada um dos nossos alunos do ensino profissional tem na sua posse um equipamento informático, dado pela escola, e que é usado regularmente nas aulas e pode continuar a ser usado nas aulas à distância.

Este ano letivo, e perante a possibilidade de as nossas escolas encerrarem, realizámos algumas aulas à distância dentro da Escola com as turmas de primeiro ano e fizemos o levantamento das necessidades dos nossos alunos no que diz respeito a equipamentos e acesso à internet. Assim, no último dia de aulas presenciais, os alunos do reactivar que não tinham equipamentos informáticos saíram da Escola com computadores cedidos pela Escola e, depois disso, já foram disponibilizados outros que entretanto foram pedidos pelos nossos alunos.

O acesso à internet é o nosso calcanhar de Aquiles, uma vez que alguns dos nossos alunos só têm internet através de dados móveis, situação que muito nos preocupa e que terá que ser resolvida antes do início do terceiro período. A resolução deste problema está a ser articulada com a DRE.
Para o terceiro período levamos a vontade de concluir mais um ano letivo, com a confiança nas capacidades dos nossos formandos em aprender e a motivação dos nossos formadores para ensinar e apoiar os formandos no processo de aprendizagem.

Temos plena confiança que vamos concretizar esta missão porque estamos preparados e os nossos alunos estão habituados a usar estas tecnologias. Felizmente, o investimento e as práticas tecnológicas e pedagógicas implementadas nos últimos anos contribuíram para que hoje, esta transição se faça de forma tranquila e natural.

Boas férias, uma Santa Páscoa, mantenham-se em casa, mantenham-se seguros e até dia 14 de abril!

A Direção Geral

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot