fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 28 de abril de 2020

ENTREVISTA AO VOCALISTA DO GRUPO LUSO-CANADIANO BRAZZA PAULO CARDOSO

Paulo Jorge de Sousa Cardoso é natural da Povoação, Freguesia de Nª Sr.ª dos Remédios, Lomba do Loução. Ainda chegou a residir na Ilha de São Jorge, mas de lá emigrou para o Canadá, cidade de London, com a sua família. Paulo levou consigo o bichinho pela música, coisa que adquiriu nesta ilhas de bruma, ilha de São Miguel e São Jorge. Este nosso conterrâneo hoje é o vocalista principal da banda BraZZa, como também é executante exínio de teclados.

A banda BraZZa é composta por mais três elementos, o seu irmão Sérgio Cardoso também ele nascido na Povoação (viola baixo), Júlio Páscoa natural da cidade de Aveiro (guitarrista), por último Mike de Melo (baterista) não permanente desta banda.

É de salientar que todos este músicos já contam com uma vasta experiência musical, são mais de vinte e cinco anos a tocar música. Foram todos eles membros de outras bandas desde os anos noventa. A sua forte amizade acabou por os juntar em 2010 e desde então tocam juntos, acabando por constituir a banda BraZZa em 2012.

O Pulo Cardoso é um músico versátil e que se adapta rapidamente a qualquer situação, como é o caso de também efetuar shows sem a sua banda, adaptando-se ao que o cliente pede e deseja.

BraZZa é uma banda que toca variedade de música, desde popular, pimba, tradicional, fado, sertaneja, forró, rock, pop, baladas... um pouco de tudo.

No passado mês de março Um Olhar Povoacense esteve presente na cidade de London no 1º Convívio dos Amigos do Concelho da Povoação e encontrou o Paulo Cardoso, fomos almoçar juntos, tivemos umas horas de prosa, conhecemos os músicos da banda BraZZA, num momento de pura confraternização e amizade. Surgiu a oportunidade do Paulo conhecer pessoalmente novas pessoas e novos contatos, demonstrando desde logo aquele desejo de atuar na sua terra natal, freguesia de Nossa Senhora dos Remédios. Infelizmente devido ao Coronavírus este ano é para esquecer ajuntamentos sociais, festas etc. e para os próximos não saberemos como é que vai ser. No entanto quando for possível, o Paulo Cardoso e a banda BraZZa, ficam ansiosamente à espera daquele tão esperado e aguardado convite para aturar na sua terra natal.   

Um Olhar Povoacense esteve à conversa com o Paulo Cardoso e vejamos o que nos disse:

Um Olhar Povocense O que representa para o grupo BraZZA um possível convite para tocar no Concelho da Povoação?

Paulo Cardoso Para o conjunto BraZZa  seria uma grande honra poder atuar no concelho da Povoação, ir à nossa terra natal fazer o que nós mais gostamos que é tocar as nossa música e conviver novamente com nossos queridos amigos. 

tenho um feeling que o grupo braZZa em breve irá atuar na povoação. Nós os três, eu, o Sérgio Cardoso e o Júlio Páscoa já fomos atuar a São Miguel com outras bandas e também Já atuei na festa de São João na minha freguesia Lomba do Loução sem a banda, alguns anos atrás, tendo sido uma experiência muita boa a de poder estar ali de frente para o povo que me viu crescer e que me fez viajar no tempo, sentindo tudo o que vivi naquele lugar. Foram momentos incríveis! 

Seria uma alegria imensa ir com os BraZZa pela primeira vez ao nosso concelho e, tenho esperança que o conjunto BraZZa vai ter um convite para ir à Povoação. 

U.O.P. O que se recorda o Paulo Cardoso da sua vivência na Freguesia que o viu nascer? 

P.C. - O que me lembro mais da minha querida freguesia são os meus  amigos de infância e claro também as nossas festas de Nossa Senhora dos Remédios, do São João e do Divino Espírito Santo. Recordo-me muito bem na minha infância de meu pai Noé Cardoso, que já faleceu,  cada vez que ia tocar musica para as festas levava-me com ele.  Aquela alegria tão grande de ir juntamente com ele era qualquer coisa de entusiasmante. Eu adorava ver as bandas tocar e brincar com os meus amigos no adro da igreja. Também meu pai leva-me para a torre da igreja para ir tocar os sinos antes da missa e ao levantar a Deus,  era sem dúvida uma alegria muito grande. Lembro-me dos meus pais tirarem  a primeira Dominga, foi um alegria imensa receber o Divino Espírito Santo em nossa casa, o quarto decorado de branco, as visitas dos amigos e vizinhos, passava-se umas tardes agradáveis a brincar ao jogo da chinela e outros também, havia petiscos e doces à nossa moda açoriana. Na festa de São João íamos para o adro da igreja saltar a fogueira e ouvir música. Belos tempos que nuca esquecerei! 

U.O.P. O que sente o Paulo Cardoso quando está em palco diante de quem o vê tocar e cantar?

P.C.Quando estou no palco sinto uma grande alegria, nem pareço a mesma pessoa, é um sentimento extraordinário estar ali de frente para aquela multidão para oferecer o melhor da nossa música portuguesa. 

U.O.P. Qual a canção do seu repertório que mais lhe toca emocionalmente no seu coração?  

P.C.A canção que mais me toca cá dentro “voltei voltei” é uma canção que faz pensar em regressar ao meu lar cada vez que a canto, e, também, a nova canção “Povoação” que fala um pouco de tudo aquilo que vivi, traz muitas saudades. 

U.O.P. A terminar que mensagem deixaria aos  povoacenses neste tempo difícil que estamos a viver com o Coronavírus?

P.C.Queria dizer aos povoacences para não desesperarem, nós estamos todos juntos neste  momento difícil. Tenham um pouco mais de paciência e tomem as devidas precauções anunciadas pela OMS, como manter a distância entre pessoas, não sair de casa, evitar visitas, e se puder ajudem aqueles mais necessitados. Cumprindo essas regras já estamos a fazer muito e assim que tudo isto acabar vamos olhar para trás com aquele sentimento de missão cumprida. Meus queridos povoacenses, saúde para todos vocês e em geral para todo o povo de São Miguel e ilhas dos Açores, mundo inteiro, que Deus nos abençoe e nos proteja a todos. Um grande abraço amigo! 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot