fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de página

terça-feira, 28 de abril de 2020

5 ANOS DE SORRISOS DE PEDRA


Novas vertentes e renovadas energias nos 5 anos de Sorrisos de Pedra

O projeto "Sorrisos de Pedra de Helena Amaral" é liderado pela MiratecArts com a escultora Helena Amaral. Nos últimos anos, o projeto tem vindo a produzir imensas parcerias e eventos. No "Dia do Sorriso", 28 de Abril, os Sorrisos de Pedra de Helena Amaral comemoram 5 anos.

"Os Sorrisos continuam a sorrir entre si" diz a artista Helena Amaral, "trabalho que esta pandemia não parou porque eles acontecem no silêncio a solidão da natureza vulcânica geradora do projeto. A arte carece partilha, encontros, diálogos, esses sim, estão cancelados e os Sorrisos sentem as ausências visitantes."

Além da artista Helena Amaral continuar a construir as esculturas, o projeto ganha novas energias com uma vertente diferente a ser adicionada. A artista inglesa Judy Rodrigues tem vindo a desenhar alguns dos Sorrisos de Pedra que encontrou nas suas visitas à ilha do Pico, enquanto o escritor José Efe, que já escreveu um poema dedicado às esculturas de bombas de lava, decidiu liderar a coordenação editorial e incentivar escritores de todo o país a interpretar os desenhos através de prosa ou poesia. Sendo assim, 31 escritores do norte ao sul do país e de várias ilhas dos Açores, incluindo vencedores do Prémio Escrita MiratecArts, juntam-se para desenvolver esta nova vertente do projeto. 

"Com esta grande notícia, comemoramos 5 anos do maior projeto a solo da MiratecArts" avança Terry Costa, o diretor artístico da associação cultural com sede na ilha montanha. "O projeto que começou com uma artista, já incentivou milhares de turistas a visitar cantinhos inesperados da ilha, agora incentiva muitos mais artistas para garantir um próspero futuro."

"Sorrisos de Pedra de Helena Amaral" tem um roteiro a dar a volta à ilha do Pico onde se encontram 175 esculturas de arte pública; a exposição itinerante, que além de uma dúzia de esculturas inclui uma série de fotografias de Pedro Silva, já foi apresentada nas ilhas do Faial, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça e no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos; na ilha de São Jorge, no Atelier de Kaasfabriek; na ilha Terceira, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís Silva Ribeiro e, ainda, no Museu da Ilha Graciosa, além das várias exposições nos festivais na ilha do Pico; uma dança contemporânea também já foi criada, poesia e agora iniciamos a construção do livro "sorrisos de pedra". Neste Dia do Sorriso podem visitar a página do facebook @sorrisosdepedra para uma coleção de fotografias de Pedro Silva das esculturas que circundam a ilha montanha. 


Sem comentários:

Publicar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot