fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 17 de abril de 2020

ENSINO À DISTÂNCIA ARRANCA SEGUNDA-FEIRA NOS AÇORES

O ensino à distância arranca nos Açores na segunda-feira, 20 de abril, e durante todo o 3.º período letivo, através de uma estratégia regional que conjuga, por um lado, o Sistema de Gestão Escolar (SGE) já existente e implementado em todas as Unidades Orgânicas do sistema educativo regional, com as emissões televisivas “Aprender em Casa”, do canal RTP/Açores, para complemento curricular.

Para garantir que todos os alunos dos Açores tenham acesso aos conteúdos curriculares do 3.º período, o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura, pela Direção Regional da Educação, fez um levantamento exaustivo, por agregado familiar, para identificar as necessidades existentes no que diz respeito ao acesso a computadores e à Internet.

Depois de identificadas as necessidades, as Unidades Orgânicas distribuíram, a título de empréstimo, ao longo desta semana, cerca de 2.000 computadores portáteis pelos agregados familiares que deles não dispunham.

No que se refere à Internet, e através da Direção Regional das Obras Públicas e Comunicações, o Governo dos Açores alargou o contrato de comunicações móveis aos alunos, sendo que serão distribuídos ao longo da próxima semana os equipamentos necessários para os agregados familiares que não dispõem de acesso à Internet.

Desta forma, o Governo dos Açores trabalhou numa estratégia para garantir que, de Santa Maria ao Corvo, todos os alunos dos Açores terão acesso quer a equipamentos portáteis, quer a Internet, condições essenciais para que os alunos e os encarregados de educação possam aceder à plataforma do SGE.

Na plataforma SGE foi introduzido um conjunto de ferramentas e alterações que permitem a interatividade à distância entre docentes e alunos, nomeadamente o Mural “Estuda em Casa”, o qual permite que docentes e alunos publiquem e partilhem documentos, imagens, fichas de trabalho, links de vídeos e/ou apresentações, entre outros, desta forma possibilitando uma dinâmica de comunicação que, não substituindo o ‘normal’ contexto da sala de aula, aproxima sobremaneira os agentes educativos e esbate barreiras físicas entre docentes e alunos.

Para além da gestão institucional do SGE, a qual já permitia a introdução de faltas, sumários, dados dos alunos, documentação, entre outros atos de gestão, o Sistema da Direção Regional da Educação oferece também, para além da componente mural, um vasto conjunto de conteúdos, jogos, desafios e concursos, permitindo assim que os docentes possam orientar à distância as atividades propostas aos alunos e acompanhar as suas aprendizagens.

O “Estuda em Casa” disponibiliza um grande número de conteúdos curriculares, do pré-escolar ao secundário, e conta também com uma integração intuitiva com os conteúdos da REDA – Recursos Educativos Digitais Abertos, permitindo não só a utilização de conteúdos disponíveis, como também a introdução de novos conteúdos por parte dos docentes para trabalho nas suas turmas.

A componente “Estuda em Casa” do SGE permite também o agendamento de aulas em videoconferência entre docentes e alunos, de acordo com os horários definidos pelas escolas para o 3.º período nos seus Planos de Ensino à Distância, assim como o agendamento de reuniões de conselhos de turma ou de grupos de docência também em videoconferência.

Os Planos de Ensino à Distância foram elaborados por cada Unidade Orgânica e submetidos para validação até 13 de abril, com base em orientações enviadas Direção Regional da Educação, plasmadas num documento intitulado “Orientações para o Desenvolvimento do Ensino à Distância (E@D)”, o qual fornece pistas sobre os princípios do Ensino à Distância a serem observados nesta altura, assim como o modo de operacionalização do ensino à distância, quer numa vertente de gestão, quer numa vertente de docência.

Para além da componente online da estratégia do Governo dos Açores, a DRE emite, na RTP/Açores, conteúdos curriculares preparados pela equipa Prof DA de Matemática, referentes a todos os anos do 1.º Ciclo, bem como atividades direcionadas às crianças em idade pré-escolar.

O espaço disponibilizado no canal público regional, de apoio ao trabalho dos educadores de infância e dos docentes do 1.º Ciclo, terá um horário de segunda a sexta-feira, das 11h00 às 13h00.

Assim, a solução que o Governo dos Açores avançou, em parceria com a RTP/Açores, foi de complementar uma estratégia digital e online, concretizada nas novas funcionalidades do SGE, com a televisão, na qual serão emitidos programas que oferecem conteúdos de Matemática e Expressões (1.º Ciclo) e de atividades destinadas às crianças da educação pré-escolar.

Desta forma, do pré-escolar ao secundário e de Santa Maria ao Corvo, o Governo dos Açores oferece uma solução composta que não deixa nenhum aluno para trás e que permite aos agentes educativos do sistema regional munirem-se de ferramentas para, da melhor forma possível, fazer face às contingências provocadas pela pandemia de COVID-19.

GaCS/SREC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot