fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 19 de abril de 2020

SABEM O QUE É O FUNCHO?

O funcho, pode também ser incorporada em sopas, também designadas por “caldo de funcho”, muito saboroso, um dos pratos típicos dos Açores, em especial das zonas rurais, é uma sopa de feijão e inhame com folhas e caules tenros de funcho e muito mais condimentos. As suas raízes são consideradas como tendo propriedades diuréticas, sendo por esta razão comercializadas pelas ervanárias. O chá de semente de funcho é utilizado para reduzir os gases intestinais, incluindo na primeira infância e em crianças lactentes.

Em perfumaria os óleos essenciais do funcho são utilizados para perfumar pastas dentífricas, champôs e sabonetes."

Sempre conheci esta sopa cá em casa nos tempos dos meus avós e meus pais. Ainda, atualmente, quando se apetece a fazer uma sopa de funcho é só apanhar no quintal, e com muita frequência que se come cá em casa…muito boa e apetitosa!

Desde a minha infância que a minha avó materna fazia esta sopa. Conheço pessoas amigas da minha infância que as suas mães faziam esse tipo de sopa mas no fundo não gostavam devido ao seu aroma forte, não morriam de amores pelo paladar do funcho e de ser um chinfrim lá em casa durante a refeição para a comerem até ao fim. (nesse dia, a colher de pau tinha, por vezes, dupla função)

Na verdade, só quem aprecia ervas aromáticas e gosta de sabores diferentes é que, por norma, gosta do caldo de funcho.

Eu faço parte, sem dúvida, dessa categoria de apreciadores e já meus filhos também gostem e bem…Que bom comer um bom “prato” de caldo ou sopa de funcho á nossa moda.

Um bom domingo com saúde para todos!

João Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot