fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de abril de 2020

GOVERNO DOS AÇORES ANUNCIA QUE JÁ CHEGARAM À REGIÃO 30 MIL MÁSCARAS CIRÚRGICAS, 6 MIL MÁSCARAS FPP2 E 4 MIL ZARAGATOAS

A Secretária Regional da Saúde anunciou hoje que já chegaram à Região 30 mil máscaras cirúrgicas, seis mil máscaras FPP2 e quatro mil zaragatoas, para reforçar a segurança de profissionais e cidadãos no âmbito da estratégia de prevenção e contenção da pandemia de COVID-19.

Teresa Machado Luciano falava numa audição na Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa destinada ao balanço das medidas adotadas.

“O Governo fez um esforço muito significativo de investimento, no valor de 9,3 milhões de euros, em equipamento que foi adquirido com caráter de urgência”, salientou a Secretária Regional, adiantando que se esperam “mais entregas esta semana”.

Relativamente ao número de ventiladores, afirmou que “já estão disponíveis 79 e esse número deverá crescer, graças a donativos da sociedade civil”.

A titular da pasta da Saúde sublinhou ainda que, perante uma possível evolução para a fase de mitigação da pandemia, o Executivo continua “em contacto com fornecedores nacionais e internacionais, para o caso de serem necessárias mais encomendas”.

“Mantemos uma monitorização diária, para garantir a cobertura das necessidades dos hospitais, das unidades de saúde de ilha, dos agentes da Proteção Civil e também dos profissionais da área social, de toda a Região”, assegurou.

Teresa Machado Luciano referiu que “foi possível encontrar estes equipamentos e estes fornecedores porque, vendo o aumento da procura a nível global, começámos cedo com um levantamento de necessidades e criámos um grupo de trabalho transversal, que dividiu entre si os produtos a negociar”.

A Secretária Regional frisou que “não há falta de capacidade laboratorial" nos Açores, acrescentando que "os dois laboratórios de referência para COVID-19 podem fazer atualmente até 200 testes diários e, em breve, 500 testes”.

Entre os equipamentos encomendados, como já foi anunciado, constam 970 mil máscaras cirúrgicas, 1.058.600 máscaras FFP2, 59.740 fatos de proteção individual, 62.540 óculos de proteção descartáveis, 2.881.760 luvas não esterilizadas, 57.460 batas de uso único impermeáveis, 82.712 toucas de uso único e 61.900 proteções de calçado.

Está contratado também um reforço de reagentes e consumíveis laboratoriais, para aumentar a capacidade laboratorial dos Açores para 51 mil testes.

GaCS/SRS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot