fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2016

TEMPORADA DE VIOLAS DA TERRA 2016 ENVOLVE QUASE UMA CENTENA DE EXECUTANTES

A Associação de Juventude Viola da Terra, sedeada na Ribeira Quente, promove desde 2013 uma Temporada de Violas da Terra com o intuito de promover o instrumento, valorizar os seus executantes, proporcionar encontros musicais e criar um cartaz rico e diversificado ao longo do ano para todos os locais e para os que nos visitam também.

A IV Temporada de Violas da Terra inicia-se no próximo dia 3 de junho, com uma Audição de Final de Ano da Classe de Viola da Terra do Conservatório Regional, pelas 18:00, no Salão Nobre do Teatro Micaelense. Esta audição pretende, ainda, comemorar o Dia da Criança, e contará com executantes dos 7 aos 22 anos de idade. Para além disso terá uma participação especial da Classe de Conjunto de Guitarra e Viola da Terra do Conservatório e algumas surpresas.

A 2 de Julho dá-se continuidade ao “Serão de Violas da Terra” no Tentorium das Portas do Mar, pelas 22:00, com um concerto em trio com Carolina Constância (Violino), César Carvalho (Violão) e Rafael Carvalho (Viola da Terra).

A 5 e 6 de Julho teremos o “Violas do Atlântico VI" - Violas da Terra São Miguel (Rafael Carvalho) e Pico (Orlando Martins).

O evento “Violas do Atlântico" tem trazido aos Açores tocadores de Viola de Arame de várias partes do nosso País e até do Brasil. Já passou pelos Açores a Viola Madeirense, Braguesa, Caipira, Toeira e Campaniça. Este ano o intuito da Associação de Juventude Viola da Terra é de ter um evento que dê a conhecer a diversidade e riqueza da Viola da Terra nos Açores, mostrando ao público duas grandes facetas da nossa Viola com o "toque ponteado" pelo polegar de São Miguel, em conjugação com o "toque rasgado" da Ilha do Pico.


Depois de vários anos a valorizar a nossa Viola pela "fusão" com as violas e com tocadores de fora da região, entende-se que é também extremamente importante os Açorianos conhecerem a sua Viola, as suas características, e a riqueza da sua diversidade de execução nas nossas Ilhas.

O evento conta com 2 concertos:

O primeiro será a 5 de Julho no Porto de Pesca da Ribeira Quente, pelas 21:00, e contará com a participação especial de César Carvalho no Violão. O segundo concerto decorre a 6 de Julho no Centro Municipal de Actividades Culturais (Nordeste), pelas 21:00, com a participação especial de José Manuel Furtado e Rodrigo Furtado (pai e filho).

No final de Julho haverá ainda um Sarau Musical de Viola da Terra na “Casa dos Dabney” na ilha do Faial, e Agosto traz um Concerto de Viola da Terra no Auditório do Museu dos Baleeiros, na Ilha do Pico. Estes dois eventos terão os seus cartazes e pormenores anunciados nas próximas semanas.

Para além disso, até ao final do ano, conta-se repetir o Encontro de Escolas de Violas da Ilha de São Miguel.

A Temporada de Violas da Terra 2016 reunirá assim quase uma centena de executantes, de várias escolas de violas, grupos, e solistas É uma organização da Associação de Juventude Viola da Terra e tem o apoio do Governo dos Açores através do Turismo Açores e Direcção Regional da Juventude. Tem ainda o apoio da Fundação Inatel, contando com a coprodução da Câmara Municipal de Nordeste, Junta de Freguesia da Ribeira Quente, Conservatório Regional de Ponta Delgada, Teatro Micaelense, Associação Portas do Mar, Museu dos Baleeiros e Parques Naturais dos Açores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot