fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 19 de maio de 2016

PEDRO PIMENTEL APRESENTOU NA SUA TERRA “ A EXPLICAÇÃO DO NADA”

“A Explicação do Nada” é o primeiro livro de poemas do jovem povoacense Pedro Pimentel, que contou com o apoio da Câmara Municipal e com a chancela da Chiado editora.

Apresentado, ontem à noite, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a publicação é um autorretrato do seu autor que faz, assim, as pazes com o passado. “ Acho que se engloba muito neste processo catártico e a escrita também tem muito esta vertente artística para mim. É de facto um meio para sarar feridas e colocar o passado onde ele deve estar”, explicou o autor.

O Presidente da Câmara da Povoação elogiou a obra e o seu autor e destacou o arrojo que teve em expor os seus sentimentos sem pudor. “Há quem diga que a poesia está em todos nós e eu acredito sinceramente. Muitos já fizeram versos ou talvez uma quadra, mas é na maneira de encarar a vida, na atitude das situações que se nos deparam que encontramos a verdadeira poesia. Hoje com a apresentação pública deste livro de poemas o Pedro partilha com todos nós a sua poesia e por isso sentimo-nos honrados por poder conhecer os sentimentos e as experiências que nos transmite este jovem talento da Povoação”, afirmou o autarca, Pedro Melo.

Adelino Pimentel, tio e padrinho do autor do livro, ficou encarregue de dar a conhecer um pouco da obra que, no seu entender, é de grande qualidade e maturidade. Do ponto de vista psicológico, sociológico e até filosófico, é uma obra muito boa. Eu sou absolutamente suspeito para falar da obra do meu sobrinho e afilhado, mas já recomendei que se entregasse, com caráter de urgência, a publicação aos entendidos das áreas da filosofia e da linguística. Estes sim, é que irão avalizar. No entanto, do meu ponto de vista e da minha sensibilidade a obra é extraordinária. Está extremamente bem escrita e é de uma sensibilidade poética, filosófica e sociológica muito grande. É óbvio que na qualidade de povoacenses devemos estar orgulhosos porque a obra dele é única no seu género escrita por mãos de povoacenses e isso é mais um motivo acrescido de orgulho para nós”, esclareceu Adelino Pimentel.

A apresentação do livro contou com um momento musical e declamação de dois poemas recitados por Piedade Pimentel. Para a família do jovem autor, de apenas 29 anos, foi um dia muito especial que fará, certamente, parte do álbum de boas recordações.

“A Explicação do Nada” é um livro de poemas escrito em português, espanhol e inglês que, de acordo com a Chiado editora, “ vai para além de um objeto. É um encontro através da palavra escrita, uma descrição única entre quem escreve e quem a lê”.

Pedro Pimentel atualmente vive no México. Embora tenha passado por uma licenciatura em Sociologia, na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, e por um curto período na cidade de Boston foi na arte da serigrafia, na cidade de Querétaro, no México, que encontrou a sua verdadeira vocação. No entanto, o “bichinho da escrita” sempre viveu nele, confessa. Diz que vai continuar a escrever embora tenha a perfeita consciência de que umas vezes terá sorte e noutras nem tanto.

Povoação, 19 de maio de 2016

Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação



Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot