fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

DONA HELENA BATISTA, UMA REFERÊNCIA NO SEIO DA COMUNIDADE DE SANTA BÁRBARA/PONTA DELGADA

Helena Faria Aguiar Batista, nasceu às 6 horas, do dia 8 de abril de 1941, na freguesia de Santo António, concelho de Ponta Delgada e filha de Manuel Faria Aguiar e de Maria da Encarnação, atualmente a residir na freguesia de Santa Bárbara do referido concelho de Ponta Delgada.


Tem, como habilitações literárias a 3ª classe, pois, sendo a mais velha de 7 irmãos, ( 5 rapazes e 2 raparigas), teve que trabalhar muito cedo para ajudar no agregado familiar. Contraiu matrimónio aos 24 anos de idade, a 7 de abril de 1965, com Domingos de Medeiros Batista, na freguesia de Santo António, mãe de 3 filhos, todos eles atualmente residentes em Estados Unidos da América. Viuvou em 10 de fevereiro de 2013. Como muitas famílias açorianas, a Dª Helena Batista emigrou para Terra do Tio Sam, em busca de melhores condições de vida. Regressa á sua Terra Natal há dezanove anos atrás, deslocando-se pontualmente a terras de Além Mar para visitar a família.


A Dª Helena Batista,  ao longo de toda a sua vida, demonstrou ser uma pessoa com dotes para a realização de trabalhos manuais: com uma tia costureira,  aprendeu a bordar á mão e, aos dezassete anos de idade, o pai comprou-lhe uma máquina de costura.


Em 1959, tirou o curso de costura e bordados, cuja professora foi a senhora Berta Adriano, da zona das Amoreiras, zona essa pertença á freguesia de Ajuda da Bretanha.

As agulhas e as linhas não têm segundos para a Dª Helena. É uma artesã de excelência, muito versátil nos seus trabalhos que vão desde bandeiras do Divino Espírito Santo, guiões, registos do Senhor Santo Cristo dos Milagres e de outros santos, bandeiras de Bandas Filarmónicas, trabalhos em renda, vidro e estanho, em papel, etc.


Em conjunto com uma sobrinha, vai fazer uma capa, para oferecer ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, no próximo ano de 2023.


Para além dos seus dotes de artesã, é uma senhora muito ativa na paróquia onde reside, demonstrando ser muito solidária, altruísta, para com as instituições locais.


O seu carater solidário está bem evidente na forma como nos conhecemos em 21 de julho de 2019, aquando da procissão da padroeira de Santa Bárbara, da dita freguesia, em que a Harmónica Furnense, foi convidada a integrar no cortejo religioso através da senhora Helena Batista.


Constatando que a Bandeira da Harmónica Furnense apresentava sinais de desgaste devido á idade dela, a Dª Helena batista predispôs-se a fazer uma nova Bandeira e oferecer à nossa instituição musical.

Um bem haja a todas as pessoas como a senhora Helena, que colabora em prol do desenvolvimento da sua freguesia e não só, como foi o exemplo da Harmónica Furnense, da Freguesia de Furnas.


Furnas, 19 de agosto de 2022.


João e Cidália Costa


1 comentário:

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot