fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 13 de agosto de 2022

PARTIU O AMIGO RICARDO FIGUEIRA

De forma derrompante e inesperada rececionei via chamada telemóvel a triste notícia do falecimento do amigo Ricardo Figueira na passada quinta-feira de manhã, 11 de agosto. 

Não está a ser fácil digerir uma má notícia como esta. Custa muito a acreditar. Um rapaz cheiro de vida, um desportista de fibra. Juntos praticamos a modalidade do atletismo federado na equipa do Externato Maria Isabel do Carmo Medeiros, em diferentes estilos, eu na velocidade e salto em comprimento e o Ricardo no corta mato, fundo e meio fundo, foi nosso treinador o professor Alberto Ferreira. Somos os dois de 1973, sendo eu de 15 de maio e o Ricardo de 17 de julho. O Ricardo era um atleta detentor de uma resistência acima da média, como se diz na gíria desportiva um atleta de pulmão cheio.  


Para além do atletismo o Ricardo praticava outros desportos, sendo um atleta detentor de uma pujança física impressionante em qualquer modalidade que praticasse. 


Quando me iniciei na prática do ciclismo amador e de lazer, falando com o amigo Ricardo incentivei-o a juntar-se ao pequeno grupo que na altura estava no seu início e, de forma rápida, respondeu que um dia iria connosco. Não levou muito tempo e o Ricardo compareceu e lá fomos juntos em animada cavaqueira estrada fora, sendo de salientar que mesmo sem qualquer treino ou preparação prévia o Ricardo conseguiu em todo o percurso corresponder ao nosso ritmo, sendo impressionante a sua capacidade atlética numa modalidade que requer alguma exigência física, bem como requer alguma preparação prévia para trajetos mais longos. 



Era o Ricardo também amante da caça  aos coelhos com os seus cães de raça pura, da pesca submarina, bem como amante da natureza e de tudo o que a envolvia. 


O amigo Ricardo era um grande amante da nossa "COSTA" onde possuía uma casa de veraneio, sendo defensor deste local em variados aspetos. Era o atual Presidente da Associação de Proprietários e Amigos da Costa (APAC). Lutou e desenvolveu ações de sensibilização com o sentido de alertar todos aqueles que frequentam aquele maravilhoso local para a sua contribuição de forma exemplar numa “Costa” mais limpa e sem poluição. A sua vivência neste lugar paradisíaco será para sempre lembrada, bem como a sua felicidade, a sua amizade, o seu companheirismo e o excelente anfitrião que o Ricardo Figueira tão bem sabia evidenciar e cultivar. A APAC e todos os seus amigos e amantes da "Costa" estão de luto.


Dia do Calhau na Costa

Quase todos os dias de manhã encontrávamos-nos por via de entrada nos nossos postos de trabalho, ele dirigia-se para a Câmara Municipal e eu para a Escola Profissional, bom dia Ricardo, “bom dia Pedro”, assim era sempre que nos cruzávamos e por vezes parávamos para trocar uns minutinhos de prosa. Várias vezes endereçava-me convite para ir jantar com ele à “Costa”, retorqui-lha-o, um dia destes lá vou. Infelizmente nunca fui e infelizmente já não vou poder cumprir o convite. Como poderia imaginar um inesperado e trágico desfecho destes do meu amigo Ricardo?


Estou fora da ilha em gozo de férias e no segundo dia das mesmas recebi a inesperada notícia do seu trágico acidente, acidente este que se deu precisamente na “Costa”, local que tanto gostava e prezava. Foi difícil acreditar, foi muito difícil ter de dar esta triste notícia no “Um Olhar Povoacense”. 


Partiu aos 49 anos de idade um amigo da minha geração sem que nada o fizesse prever. Parece mentira, custa a acreditar e a aceitar. Que a tua alma descanse em paz amigo Ricardo Figueira!


Endereço as mais sentidas e profundas condolências à família enlutada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot