António Medeiros |
António Manuel Simões Medeiros nasceu na Vila da Povoação no dia 20 de janeiro de 1946 e é um povoacense com P grande. Este homem é bem conhecido no concelho da Povoação devido à sua profissão de empresário no ramo da construção civil. Foi sempre o seu trabalho aqui na sua terra natal.
No ano de 1987 emigrou para o Canadá fixando residência na cidade de London.
Foi o responsável pela organização do 1º Convívio dos Amigos do Concelho da Povoação, um sonho tornado realidade. Passado algum tempo da realização do evento Um Olhar Povoacense esteve à conversa com o Mestre António Belém, assim é conhecido entre os povoacenses.
António Medeiros e Pedro Damião Ponte |
Um Olhar Povoacense - Passados aproximadamente 2 meses do 1º convívio dos Amigos do Concelho da Povoação em London e olhando para trás, como descreve o momento festivo realizado pela 1ª vez no Canadá?
António Medeiros - Foi um verdadeiro sucesso e um sonho tornado realidade. Pois há muita gente do nosso concelho aqui pela área de London. Não sabemos o número atual, mas só em London e arredores estima-se cerca de 40.000 portugueses.
Por ser o primeiro convívio a ser feito aqui, estamos verdadeiramente satisfeitos.
U.O.P. - Como foram vividos os meses, dias e semanas antecedentes a este convívio festivo?
A.M. - Foram vividos com enorme alegria e muito trabalho de preparação para que tudo se concretizasse com o sucesso pretendido. houve muita ansiedade no decorrer dos meses e semanas que antecederam este evento. Foi uma enorme alegria e satisfação que vivi no momento da chegada da comitiva do concelho da Povoação ao aeroporto de Toronto, um momento indescritível e que guardo com enorme carinho no meu coração.
Muitas pessoas houve a marcar à ultima da hora e não pudemos garantir entrada porque já estava tudo tratado e sem volta a dar para poder acrescentar mais lugares. Fiquei triste por elas, mas espero haver outra oportunidade para que estas pessoas que agora não puderam marcar presença possam a vir estar num próximo convívio povoacense. A ver vamos o que o futuro nos reserva?
U.O.P. - Como descreve as participações dos artistas Mário Marinho e da banda Além-Mar?
A.M. - Os artistas convidados proporcionaram um convívio com autuações excelentes!
O Mário Marinho, natural da Ribeira Quente, tem feito uma carreira artística fantástica no Canadá e animou a festa de forma que só ele sabe. É um artista muito acarinhado por toda a comunidade portuguesa. Para ele um grande Abraço e esperamo-lo de novo cá.
Os Além Mar, palavras para quê. São a banda que todos os povoacenses conhecem e não só, já é uma banda com muita história e também muito acarinhada por toda a comunidade portuguesa no Canadá. Entram agora no 30º ano de carreira e, quanto a nós, mereceram esta oportunidade para abrir o 1º Convívio dos Amigos do Concelho da Povoação em London. Fizeram um show espetacular e proporcionaram aos convivas uma noite maravilhosa.
Para o Ano virão outros que em breve esperamos anunciar.
O convívio da Povoação em London terá sempre a qualidade do primeiro, porque manter a qualidade é muito importante para o sucesso de um evento destes, vamos fazer por isso e seremos criteriosos aquando do selecionar os artistas para o evento.
U.O.P. - Terminado o evento e certamente colhidas algumas impressões, qual foi o sentimento geral dos convivas presentes na noite festiva?
A.M. - Pelo feedback que recebemos, as pessoas saíram muito satisfeitas desta noite festiva que juntou muitos povoacenses que já não se viam à muito tempo, mesmo residindo aqui no Canadá. É de salutar que quase todos que marcaram presença neste 1º Convívio já fizeram reservas para 2021.
Isto é verdadeiramente gratificante!
U.O.P. - Às muitas pessoas que o ajudaram na organização deste evento, incluíndo os patrocinadores, o que lhes tem a dizer hoje?
A.M. - Mil agradecimentos aos patrocinadores locais e aos de São Miguel, da minha querida terra, que souberam acarinhar-me e dizer presente. Sem eles o evento não poderia ser feito da maneira como foi. Um grande muito obrigado a todos eles!
Esperamos contar com eles de novo para 2021.
Como não podia deixar de ser também um agradecimento a todos aqueles que direta ou indiretamente me ajudaram na organização deste evento, pois uma pessoa sozinha não consegue fazer isto tudo, tem de haver sempre a ajuda de alguém para que não falhe nada, para que tudo se componha da maneira mais acertada. Um muitíssimo obrigado a todos eles e a elas!
U.O.P. - Houve um aproveitamento de pessoas mal intencionadas devido ao Coronavírus que se aproveitaram para falar mal deste bem sucedido evento. O que tem a dizer a esta pessoas mal intencionadas?
A.M. - Primeiro dizer-lhe de que foram mal informadas. Segundo dizer-lhes que tínhamos a consciência que ninguém estava imune em relação ao coronavírus, porque apesar de poucos casos, ele por cá já andava, como também já andava por Portugal continental. Estávamos relativamente todos informados e tomamos, dentro do possível, as precauções devidas. Por ultimo e em terceiro lugar dizer-lhes que ninguém queria ou quer contrair este maldito vírus, sendo uma coisa que não se vê, que não escolhe idades ou extratos sociais. Mas graças a Deus vieram com saúde e regressaram de perfeita saúde.
Às vezes os media não ajudam e divulgam falsas informações para terem mais audiências, levando as pessoas a ficar com ideias erradas, bem como a julgar os outros de forma inconsciente. Se olhassem conscientemente pata todo este problema pandémico viam que ninguém quer ser portador de tal doença.
U.O.P. - A terminar esta nossa conversa gostaria de acrescentar mais alguma coisa?
A.M. - Apenas um muito obrigado a todos e de forma especial ao nosso Presidente Pedro Nuno Melo pela sua abertura quando lhe dei conhecimento o meu sonho de realizar este evento pela 1ª vez no Canadá, incentivou-me desde logo e, graças também a ele foi possível tornar isto um sucesso.
Obrigado ao Um Olhar Povoacense pela oportunidade.
Viva ao Concelho da Povoação “O Mais Lindo dos Açores”!
Sem comentários:
Enviar um comentário