A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA) emitiu um conjunto de orientações relativas aos procedimentos a desenvolver na reabertura de edifícios encerrados há longo tempo.
Desta forma, a ERSARA recomenda que sejam adotados procedimentos específicos para assegurar a limpeza e desinfeção dos sistemas prediais de abastecimento de água, com vista a garantir a qualidade da água para consumo humano, na reabertura de edifícios após encerramento prolongado.
O encerramento prolongado de espaços pode conduzir a alterações na qualidade da água estagnada nas redes de abastecimento predial em resultado do contacto com os materiais que compõem as redes de água ou pela perda de eficácia do desinfetante residual existente na água.
Uma das consequências resultantes da estagnação de água nas canalizações é a criação de condições favoráveis ao crescimento e disseminação de microrganismos patogénicos e alterações das caraterísticas organoléticas (sabor, cor e cheiro) da água.
O documento divulgado pela ERSARA pode ser consultado em anexo.
GaCS/ERSARA
Sem comentários:
Enviar um comentário