Foto de: Um Olhar Povoacense |
Ermida de Nossa Senhora do Monte
A menina que se fez santa
A edificação da Ermida de Nossa Senhora do Monte está intimamente associada a uma suposta aparição da Virgem Maria a duas crianças da vila de Água de Pau, em 1918. A menina vidente, Maria Joana Tavares do Canto, nascida em Água de Pau a 21 de agosto de 1900, filha de Teófilo Tavares do Canto e Isolina Adelaide Soares, adoeceu a 18 de setembro de 1918, acabando por falecer a 6 de outubro do mesmo ano, com 18 anos de idade. Depois de sua morte os pais fizeram a promessa de mandar edificar uma ermida no local das aparições. Erigida na parte mais plana do outrora designado Pico da Figueira, ficou concluída em setembro de 1931 conforme inscrição numa lápide na parte posterior do edifício, apresentando um corpo hexagonal.
Foto de: Um Olhar Povoacense |
No interior possui um único altar onde se encontra a imagem de Nossa Senhora do Monte, esculpida em Lisboa e ornada com algumas joias que pertenceram à vidente Maria Joana. A cada lado dessa imagem, estão dois nichos com peanhas, estando à direita São Joaquim e à esquerda Santa Ana. Em 1998, através da Associação Cristo Jovem, organização religiosa sedeada na ilha de São Miguel, foi erguida e eletrificada na colina atrás da ermida uma cruz de luz brilhante azul, com 7,38 metros, aludindo aos 738 metros de altitude do Monte Calvário.
Foto de: Um Olhar Povoacense |
Foi esta a nossa visita da tarde de domingo fora do concelho da Povoação. Estivemos no concelho da Lagoa, Vila de Água de Pau.
Num dia de bom tempo como o do passado domingo, 24 de maio, vale a pena a subida ao monte e visitar este lindo local da Ilha de São Miguel, Açores.
Sem comentários:
Enviar um comentário