fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 30 de maio de 2020

PRIORIDADE DO GOVERNO DOS AÇORES É RECEBER OS TURISTAS EM SEGURANÇA

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou ontem que a prioridade do Governo dos Açores é “receber os turistas em segurança, para que tenham confiança em escolher” o arquipélago como destino turístico.

Marta Guerreiro falava na web conferência ‘Açores: preparar o futuro’, promovida pelo jornal Publituris, encerrando um ciclo de webinares dedicadas ao setor do turismo em todas as regiões do país, que contou também com a participação da Associação do Turismo dos Açores, do Grupo Sata, do Grupo Finançor e do Grupo Newtour.

Segundo a governante, importa transmitir uma mensagem de segurança “a todos os Açorianos” e a todos “aqueles que pretendam visitar” os Açores, numa retoma da atividade turística que “assegure todas as questões de saúde pública”.

A Secretária Regional salientou que “os empresários estão preparados” para a retoma do turismo, destacando a criação do Manual de Boas Práticas Covid-19 dedicado ao setor, sendo a base para a atribuição do selo ‘Clean & Safe Açores’, adaptado à realidade da Região, mas beneficiando dos investimentos promocionais do Turismo de Portugal.

Por outro lado, a titular da pasta do Turismo deu nota da importância da “capacidade de testar os visitantes” que chegam aos Açores e de tratar “eventuais casos positivos que possam surgir desses testes”, como mais uma medida que garante a segurança de todos, ou seja, dos que vivem nos Açores e dos que escolhem os Açores como destino de férias.

Fruto das medidas adotadas e do comportamento dos Açorianos, “hoje vivemos uma situação epidemiológica muito favorável”, frisou Marta Guerreiro, acrescentando que nesta “nova normalidade” importa saber conviver com o vírus e ter a capacidade de “testar, identificar, controlar e tratar” os eventuais casos que possam surgir.

Para além das questões de segurança, a governante sublinhou que o posicionamento dos Açores se enquadra naquela que será a nova procura dos viajantes nos próximos tempos.

Se muitos destinos falam numa reconfiguração face à situação atual, “os Açores estão na vanguarda” relativamente àquelas que são “as preocupações dos que hoje procuram fazer férias”, afirmou Marta Guerreiro.

“Somos o único arquipélago do mundo e a única região de Portugal com a certificação de Destino Turístico Sustentável, temos o dimensionamento das nossas infraestruturas turísticas muito adequado àquela que é a procura dos dias de hoje, proporcionamos experiências exclusivas com produtos de excelência, somos um povo de pessoas autênticas e hospitaleiras, que cada vez mais está imbuído das práticas sustentáveis, para além da baixa densidade turística”, sublinhou.

Marta Guerreiro evidenciou ainda que “hoje é um dia especial” por assinalar a retoma das viagens inter-ilhas pela SATA Air Açores, sem a necessidade de qualquer procedimento ou autorização prévia, mas também por ser a data a partir da qual os passageiros desembarcados do exterior passam a dispor de uma simplificação dos procedimentos, deixando de ter de permanecer em isolamento profilático durante 14 dias.

“Nós temos a sorte e a vantagem de ter uma companhia aérea regional e isso é determinante – e tem sido determinante – nas soluções a implementar”, reforçou.

Na sua intervenção, Marta Guerreiro deixou uma mensagem a todos os empresários do setor pelo “caminho ímpar” percorrido no desenvolvimento do turismo, “antecipando um conjunto de trabalhos de organização e planeamento em prol do território e do setor, estando alinhados com as medidas que hoje se exigem a todos os destinos turísticos mundiais”.

“Os Açores e os seus ‘players’ têm-se afirmado na linha da frente dos destinos mais competitivos do mundo, por cumprirem todos os requisitos que se impõem no atual conceito de turismo seguro e exclusivo”, salientou a Secretária Regional.

Marta Guerreiro reforçou que “os Açores estão melhor posicionados que a maioria dos destinos concorrentes” face à procura por um “turismo positivo”, em oposição a um turismo massificado, de mercados de alto valor, “onde se privilegia uma postura autêntica, solidária e sustentável”.

GaCS/HMB

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot