fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 14 de março de 2020

PRESIDENTE DO GOVERNO SOLICITA AO GOVERNO DA REPÚBLICA SUSPENSÃO URGENTE DOS VOOS PARA OS AÇORES

O Presidente do Governo enviou hoje uma carta ao Primeiro-Ministro a solicitar a suspensão urgente das ligações aéreas do exterior, incluindo do território nacional, com os aeroportos dos Açores, com exceção do transporte de carga e casos de força maior, desde que autorizados pela competente Autoridade de Saúde.

A carta que Vasco Cordeiro enviou hoje refere que esta solicitação decorre na sequência da “posição de Vossa Excelência quanto à impossibilidade do Governo Regional dos Açores determinar, mesmo que por razões sanitárias, a suspensão das ligações aéreas do exterior com os aeroportos dos Açores, entendimento do qual o Governo Regional dos Açores discorda”.

O Presidente do Governo solicitou essa suspensão de voos do exterior “mesmo tendo presente a comunicação de Vossa Excelência das 12 horas e 04 minutos (hora de Lisboa), do dia 14 do corrente, da qual tomei conhecimento, sobre a realização, na próxima segunda-feira de manhã, de uma reunião conjunta, por teleconferência, dos ministros de Saúde e Interior da UE sobre o controlo sanitário nas fronteiras externas e internas”.

Segundo Vasco Cordeiro, para além de serem o meio privilegiado de acesso à Região, os aviões, nas viagens para os Açores, pela sua duração, podem facilitar o contacto de todos os passageiros com um eventual caso de infeção ainda não determinado.

Além disso, o Presidente do Governo lembrou que a Região tem cinco aeroportos, correspondentes a cinco ilhas, com ligações aéreas com o exterior, o que potencia, em elevado grau, a eventual contaminação a partir de um caso ainda não detetado.

“É necessário tomar todas as medidas possíveis, antes do surgimento de qualquer caso positivo na Região, o que ainda não aconteceu até ao momento em que lhe faço esse pedido, de forma a preservar ao máximo possível a capacidade de resposta do Serviço Regional de Saúde dos Açores”, sublinhou Vasco Cordeiro.

GaCS/PC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot