fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 26 de março de 2020

MEDIDAS DE APOIO À POPULAÇÃO IDOSA CONTINUAM A SER UMA PRIORIDADE DO GOVERNO DOS AÇORES

A Secretária Regional da Solidariedade Social disse hoje, em Angra do Heroísmo, que o Governo dos Açores vai continuar atento às necessidades das pessoas idosas durante esta fase de estado de emergência que vive o país devido à Covid-19.

Andreia Cardoso falava numa conferência de imprensa onde apresentou um pacote de medidas sociais imediatas a disponibilizar às famílias açorianas durante esta fase e aos mais idosos.

Assim, a governante anunciou que será reforçado “o contato telefónico iniciado na passada semana pelos serviços de Segurança Social com as pessoas com mais de 65 anos, mantendo um canal de contacto para a sinalização de necessidades presentes e futuras”.

Dessas necessidades, destacam-se a identificação se a pessoa tem apoio familiar, identificar as necessidades de bens de primeira necessidade e assegurar o encaminhamento adequado para os recursos comunitários disponíveis e sensibilizar para a opção de recebimento de pensões por transferência bancária, de forma a evitar a concentração destas pessoas nos espaços dos CTT, alertando sempre para a permanência no domicílio.

“Do balanço que fazemos dos inúmeros contactos já efetuados, na generalidade das situações as pessoas idosas encontram-se acompanhadas ou têm suporte familiar que satisfaz as suas necessidades, sendo que, das 16.375 pessoas já contactadas, apenas 26 solicitaram apoio”, frisou a Secretária Regional.


A governante anunciou ainda a criação de uma bolsa de trabalhadores disponíveis, constituída a partir de recursos humanos de respostas sociais suspensas, tendo por objetivo apoiar as respostas de acolhimento residencial e de apoio domiciliário de idosos para manterem um nível de atividade regular e seguro, em reforço dos respetivos planos de contingência.

“A Bolsa Interinstitucional de Trabalhadores Disponíveis para as Estruturas Residenciais para Idosos e SAD incluirá enfermeiros e outros técnicos da área social e psicológica, bem como pessoal auxiliar”, acrescentou Andreia Cardoso.

Será ainda reforçado o acompanhamento sistemático de proximidade à implementação dos planos de contingência das ERPI e SAD, por parte de uma equipa constituída por elementos das secretarias regionais da Solidariedade Social e da Saúde.

“Esta equipa tem como missão acompanhar de perto as instituições que prestam cuidados a idosos, seja em regime de acolhimento ou domiciliário, esclarecendo dúvidas sobre a implementação dos planos de contingência e ajustando as orientações e recomendações em função das necessidades que o contexto determina”, afirmou Andreia Cardoso.

A Secretária Regional garantiu que o Executivo açoriano se manterá “atento às necessidades e célere nas respostas”, acrescentando que “será necessário ajustar e reinventar medidas e soluções para possamos passar por este período com a maior tranquilidade possível”.

GaCS/AIC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot