O Secretário Regional da Agricultura e Florestas adiantou que o Governo dos Açores vai investir este ano 4,5 milhões de euros em caminhos, abastecimento de água e eletrificação de explorações agrícolas na ilha de São Miguel, contribuindo para o contínuo desenvolvimento do setor agrícola, para o aumento da competitividade das explorações e para a criação de riqueza.
“O valor do investimento previsto realizar na ilha de São Miguel ao nível das infraestruturas agrícolas dá bem nota de que para o Governo Regional este setor continua a ser importante e estratégico”, frisou João Ponte, acrescentando que, em 2020, será mantido o nível de investimento realizado nesta legislatura.
O Secretário Regional, que falava sexta-feira durante uma visita a caminhos agrícolas no concelho da Povoação, destacou o empenho que tem existido na atual legislatura para dar uma resposta cabal às necessidades dos agricultores, considerando que a existência de uma boa rede de caminhos agrícolas é essencial para aumentar a competitividade das explorações, facilitar o trabalho diário dos agricultores e ajudar a desenvolver o setor.
“Temos investido na modernização das infraestruturas agrícolas em toda a Região, nomeadamente ao nível de caminhos, abastecimento de água e eletrificação das explorações, mas com a plena consciência de que este é um trabalho sempre inacabado”, salientou.
O titular da pasta da Agricultura referiu que, em 2019, foram realizados no concelho da Povoação importantes investimentos em infraestruturas agrícolas, como o caminho rural da Queimada, o caminho da Ribeira do Purgar, a construção de um reservatório de água no Espigão da Ponte e de um ponto de abastecimento de água.
Para este ano, João Ponte salientou que está prevista a beneficiação do caminho rural da Ribeira de Lagos, a melhoria do pavimento nos caminhos rurais dos Saragaços e das Heras, ambos na freguesia do Faial da Terra, bem como no caminho rural do Loural, na freguesia de Água Retorta.
GaCS/RM
Sem comentários:
Enviar um comentário