fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

GOVERNO DOS AÇORES QUER CERTIFICAR BANANA COMO PRODUTO COM INDICAÇÃO GEOGRÁFICA PROTEGIDA (IGP)

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas revelou hoje que o Governo dos Açores quer certificar a banana como produto com Indicação Geográfica Protegida (IGP), contribuindo para valorizar esta fruta e melhorar o rendimento dos produtores.

“A denominação IGP constitui uma proteção importante para a banana dos Açores, que se pode traduzir em mais valias para os produtores, melhorando o seu rendimento, promovendo novas oportunidades de negócio e contribuindo para o crescimento do setor”, afirmou João Ponte, que lançou o desafio à Frutaçor para liderar, conjuntamente com outras organizações de produtores, o processo de candidatura à certificação da banana IGP.

O governante, que visitou hoje a Frutaçor – Cooperativa Agrícola Açoreana de Horto-Fruticultores, no concelho de Vila Franca do Campo, adiantou que aposta na certificação das produções agrícolas açorianas através dos regimes de qualidade da União Europeia faz parte da estratégia regional para aumentar a notoriedade das produções, defender a sua autenticidade e valorizá-las junto dos mercados e dos consumidores, considerando que isso se pode traduzir em melhores rendimentos para os produtores.

O Secretário Regional referiu que, neste momento, além do Alho da Graciosa IGP, está em fase de registo a certificação da Manteiga DOP e do Chá DOP.

“É pela qualidade, pela diferenciação e não pela quantidade que as nossas produções agrícolas se devem posicionar nos mercados”, frisou João Ponte.

O Secretário Regional salientou que a Cooperativa Frutaçor, com 40 associados, constitui um bom exemplo, desde logo pelo trabalho que tem vindo a fazer ao nível da valorização e comercialização da banana produzida na ilha de São Miguel.

Por outro lado, considerou que as obras de modernização em curso nas instalações desta cooperativa, apoiadas pelo Governo Regional, são fundamentais para aumentar a área de armazenamento e de laboração, assim como as condições de trabalho, o que irá traduzir-se em mais eficiência e mais condições para continuar a dinamizar a área da fruticultura, pois só assim é possível valorizar melhor as produções e melhorar o rendimento dos agricultores.

GaCS/RM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot