fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

APRESENTAÇÃO DO LIVRO «A FERROVIA EM PORTUGAL: PASSADO, PRESENTE E FUTURO»

Apresentação do livro «A ferrovia em Portugal: Passado, presente e futuro» 

Sabia que Portugal é o país europeu onde o peso do comboio no movimento de mercadorias mais aumentou na última década? E que a tendência é de crescimento no transporte de passageiros? Este ensaio explica a evolução histórica do caminho de ferro português e defende a ferrovia como alavanca do desenvolvimento económico.

No século XIX, o comboio significava progresso. No século seguinte, entrou em declínio. E hoje? Sabia que Portugal é o país europeu onde o peso do comboio no movimento de mercadorias mais aumentou na última década e o principal operador do sector é rentável? E que a tendência recente é de crescimento no transporte de passageiros, sobretudo no longo curso entre as principais cidades e no serviço suburbano?
Este ensaio analisa e explica a evolução de mais de século e meio de existência do caminho de ferro português. Defende a ferrovia como alavanca do desenvolvimento económico, fundamental para sectores estratégicos como os portos ou uma melhor organização do território, e o comboio como o único modo de transporte já largamente electrificado, reduzindo a dependência dos combustíveis  fósseis importados e as emissões poluentes. Por fim, expõe prioridades e directrizes para maximizar o potencial da ferrovia no século XXI. Porque o comboio português pode e deve ir cada vez mais longe.                    
A apresentação do livro está marcada para 22 de Janeiro entre as 18h30 e as 20h, na Sala do Rei da Estação do Rossio, em Lisboa. Serão oradores o autor, Francisco Furtado, e o professor catedrático de transportes do Instituto Superior Técnico José Miguel Viegas. Com moderação de Nicolau Santos, presidente do conselho de administração da agência Lusa.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot