fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

APOIOS ÀS FILARMÓNICAS DOS AÇORES ASCENDEM A MEIO MILHÃO DE EUROS

As filarmónicas dos Açores já obtiveram, desde 2017, mais de meio milhão de euros em apoios, através dos programas do Governo na área da cultura, revelou, em S. Jorge, o Secretário Regional da Educação e Cultura.

Avelino Meneses, que falava quinta-feira na Vila do Topo, na sessão solene comemorativa do 150.º aniversário da Sociedade Filarmónica Clube União, referiu que estes apoios significam “tão só o reconhecimento da relevância cultural das filarmónicas”.

Para o Secretário Regional, as bandas musicais dos Açores, em número superior a uma centena, assumem-se hoje, como no passado, como “autênticas academias de formação da juventude”, pelo que importa garantir o futuro destas instituições.

Esta garantia depende de “uma contínua capacidade de inovação”, que leve a uma "renovação permanente”, de modo a que as instituições “respondam sempre às novas necessidades” sociais de cultura, lazer e recreio das populações, acrescentou.

Para Avelino Meneses, o sucesso das bandas musicais dos Açores depende, agora e no futuro, tal como no passado, “da capacidade empreendedora das nossas gentes”.

“Só assim teremos a garantia da existência de uma harmonia perfeita entre os trajetos das sociedades filarmónicas e das comunidades envolvidas”, frisou.

Na sua intervenção, o Secretário Regional salientou a política de apoios do Governo a este setor da cultura, que está regulada pelo RJAAC - Regime de Apoio às Atividades Culturais e pelo SOREFIL, Programa Regional de Apoio às Sociedades Recreativas e Filarmónicas da Região Autónoma dos Açores.

Os apoios regionais nesta área assumem diversas modalidades, desde a aquisição, remodelação, beneficiação, ampliação e construção de infraestruturas, até à aquisição e reparação de instrumentos, compra de fardamento, reportório e material consumível, passando pela assunção de despesas correntes, como é o caso da eletricidade e dos honorários dos maestros.

GaCS/SREC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot