fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 22 de julho de 2019

VOX CORDIS E CORO INFANTIL NA APRESENTAÇÃO DA MONOGRAFIA “TOMÁS BORBA: COMPOSIÇÃO E PEDAGOGIA” DE DUARTE ROSA

Dia 27 de Julho pelas 21h30 no Teatro Micaelense 
No próximo dia 27 de Julho, às 21h30, Duarte Gonçalves Rosa, o grande responsável pelo acervo do  mestre, pedagogo e músico açoriano, Thomaz de Borba, apresenta a obra “Tomás de Borba: Composição e Pedagogia”, no Salão Nobre do Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.

Esta monografia, que é da autoria de Duarte Gonçalves Rosa, sendo co-autores Antero Ávila e Edward Luiz Ayres d’Abreu, procura refletir sobre alguns dos aspetos notáveis da obra do compositor e pedagogo terceirense Tomás Borba (1867-1950).

Complementando e ilustrando  esta apresentação, o coro da Vox Cordis – Associação Musical e, bem assim: Sofia Coelho – soprano; Rui Baeta – barítono; Pedro Carvalho – flauta; Duarte Martins – piano,  interpretarão músicas eruditas de câmara e de cariz popular. Actuará, igualmente, um coro infantil, formado pela Vox Cordis para o efeito, sob a direção de Paula Silva. A direção musical do coro da Vox Cordis será da responsabilidade do maestro Odilardo Rodrigues.

O evento tem entrada gratuita e o concerto recupera algum do trabalho musical e coral deste grande vulto açoriano que é Thomaz de Borba.

Mais uma vez colocando-se na vanguarda da música coral, nos Açores, a Vox Cordis, através do seu coro vai abrir caminhos e valorizar obras nunca trabalhadas na nossa região e no País, algumas das quais, ainda manuscritas no Fundo Tomás Borba que se encontra na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo.

Co-autor, com Fernando Lopes-Graça, do ilustrado “Dicionário de Música” (1956-58), uma das obras de referência no estudo da música, Borba foi um músico que cultivou diversos géneros de composição musical e, na opinião de Luís de Freitas Branco e de Frederico de Freitas, um dos primeiros compositores portugueses a usar os «estilos do modalismo e cromatismo».

A obra, agora publicada, contextualiza todo esse seu trabalho de composição, sendo ainda enriquecido com análises e seleção de obras que demonstram a inventividade e proficiência musicais do compositor. Aborda, também, o labor pedagógico de Borba, salientando o papel inovador que teve na pedagogia da música em Portugal, particularmente através da introdução do Canto Coral nas escolas e dos trechos que escreveu para as disciplinas de Educação Musical e Canto Coral, onde é bem evidente uma especial preocupação com a voz das crianças e a evolução da mesma pelos diversos níveis etários.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot