fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 3 de julho de 2019

QUEIJARIA FURNENSE, LOBEIRA, CLUBE DE KARATÉ SHOTOKAN E ANTÓNIO MONIZ HOMENAGEADOS NO ANIVERSÁRIO DO CONCELHO DA POVOAÇÃO


O município da Povoação celebrou, hoje, 180 anos de vida. Na Cerimónia Solene que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho o Presidente da Câmara evidenciou o desenvolvimento e o dinamismo dos empresários locais como foi o caso das empresas homenageadas, a Queijaria Furnense e a “Lobeira” na Ribeira Quente. A primeira distinguida com o Mérito Industrial e a segunda com o Mérito Comercial. “A queijaria Furnense surge a partir de uma Empresa Produtora de Leite, que no âmbito do fim da Quotas leiteiras e com a consequente subvalorização do leite, enveredou também pelo setor industrial, do fabrico do queijo, tendo o empreendedorismo e a inovação associada às caraterísticas do meio local como a sua principal imagem. O fabrico de um queijo de qualidades distintas, entre as quais, se destaca uma salmoura única que é feita com uma das águas míticas do Vale das Furnas (água azeda) o que lhe dá um sabor genuíno, deu origem a uma abordagem corajosa e bem-sucedida desta indústria Furnense. Os tempos foram dando razão à aposta inicialmente efetuada, e atualmente já se vislumbram novas oportunidades com a construção de uma nova fábrica já em funcionamento, a qual direciona oportunamente, a sua atividade para novos produtos, tais como os gelados feitos a partir do leite, mas também as queijadas e os BOMBONS DO VALE”. 

Relativamente à Lobeira, o autarca, Pedro Melo, explicou que a “empresa marca a diferença relativamente à oferta gastronómica no Concelho e especialmente na Freguesia da Ribeira Quente, cuja identidade piscatória emprestou um simbolismo importante ao atual restaurante ‘Ponta do Garajau’. 


Uma palavra de apreço para a abnegação desta família (família Rita Amaral) que, desde cedo, se constituiu como parte importante de vários empreendimentos e iniciativas, que dignificam o Concelho e a Ribeira Quente em particular, sejam na área da pesca, da atividade marítimo turística ou mais recentemente na área da restauração através do emblemático restaurante Ponta do Garajau e mais recentemente com o Bar da Praia do Fogo - Costa Sul”.


Em dia de aniversário do Concelho, Pedro Melo disse que era tempo de relevar também o papel preponderante das associações, que envolvem um elevado número de pessoas no contributo que emprestam tanto ao plano cultural como desportivo. Um destes exemplos é o Clube Karate Shotokan da Povoação que, neste dia, foi agraciado com o Mérito Desportivo, fundado por Nuno Mendonça e Lídia Mendonça. “Este Clube tem primado nos seus objetivos, pela promoção da vertente tradicional e competitiva do Karaté, com destaque para a aprendizagem técnica da modalidade com o objetivo das graduações, sendo que nas competições, o trabalho é focado com maior relevo nas competências técnicas e físicas com o propósito de alcançar os melhores resultados, e ao mesmo tempo incentivando valores como o respeito, a sinceridade, o esforço, a etiqueta e o auto-controlo, que levam ao aperfeiçoamento do caráter do atleta, fazendo-o crescer como pessoa”, referiu o edil da Povoação.


Neste dia do município o sénior nonagenário furnense, António Pacheco Moniz recebeu ainda um Mérito Cultural “por ter sido e continuar a ser um dos mais emblemáticos animadores sócios culturais da sua comunidade, o Sr. António Pacheco Moniz, carinhosamente conhecido como Sr. António Barreta. Desde muito cedo, fruto do seu interesse pela música, participou na animação dos bailes e convívios que se realizavam na freguesia, querendo sempre aprender mais com os exímios executantes musicais da altura, atitude de humildade e sabedoria, pela qual ganhou o respeito de todos os que com ele conviviam. Do seu percurso de Vida, destacamos, a sempre pronta disponibilidade para colaborar com as instituições locais, os grupos de folclore, a Banda Filarmónica e outras iniciativas como a participação nos grupos de Serenatas tão caraterísticos das Furnas, entre outras”, disse Pedro Melo.


Quanto à vida do município, o Presidente do Concelho Mais Lindo dos Açores, reafirmou que “trabalhamos todos os dias para atrair investimento, sobretudo bom investimento; para captar quadros qualificados, que queiram no nosso território residir; pela criação de um padrão de qualidade de vida que nos permita ter uma imagem para exportar e acima de tudo um lugar melhor para viver. Os bons desempenhos que hoje colhemos, ao nível dos indicadores económicos e sociais, são resultado do ciclo de desenvolvimento, que iniciamos desde o ano de 2009, quando assumimos responsavelmente os destinos do Concelho, perspetivando sempre o que queríamos para elevar cada vez mais este nome que nos enche a todos de orgulho...Povoação”.


Segundo Pedro Melo, a autarquia irá continuar a procurar implementar dinâmicas diversificadas e geradoras de vitalidade, também económica em áreas que se reafirmam determinantes para o nosso futuro. “Acreditamos que por exemplo, numa das áreas em mais evidente crescimento, a área do Turismo, as estratégias a implementar são muito importantes. O nosso caminho é pela diferenciação. Queremos crescer, e crescer com a certeza, de que nos estamos a afirmar no progresso que almejamos para o Futuro. O Turismo Náutico, que será potenciado pela construção de uma nova marina, por exemplo e pelo usufruto da frente de mar do Concelho também virado para o mar para além de todas as demais particularidades que cada uma das nossas seis freguesias encerram em si, detentoras de riquezas únicas e inigualáveis. Quereremos que a Povoação se torne uma referência no Turismo local, nacional e internacional, associando-o a uma gastronomia e hotelaria de eleição”.


No seu discurso, o chefe do executivo do município da Povoação destacou o “papel das freguesias e dos seus responsáveis no desempenho das suas funções, e disponibilidade com que as assumem, numa ação partilhada em proximidade, e compromisso com as pessoas e a câmara municipal. O apoio, a colaboração e o trabalho desenvolvido com e nas freguesias é aquele que nos dá um maior sentimento de realização no desenvolvimento de um profícuo e proveitoso trabalho”. Também reconheceu “o trabalho desenvolvido pelas instituições e associações locais, independentemente do seu fim e objeto, sendo certo, que o seu papel é fundamental e determinante, para o concelho e para todos quantos delas dependem ou necessitam”. 


Pedro Melo reiterou a confiança depositada nos colaboradores da autarquia e terminou a sua intervenção deixando “uma saudação, muito particular, a todos os Povoacenses, os que cá residem, os que vivem e trabalham fora da Povoação, noutros concelhos, regiões do pais e no estrangeiro, mas que levam sempre a Povoação no coração”.

E.M./Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot