fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 3 de julho de 2019

180 ANOS DO CONCELHO DA POVOAÇÃO – DISCURSO DO PRESIDENTE DA C.M.P. PEDRO NUNO MELO


ENTIDADES
Exmo Sr Dir. Reg da Organização e Administração Publica em representação de sua Excelência o Presidente do Gov. Reg. dos Açores (Dr. Vitor Santos)
Exmo Sra. Presidente da Assembleia Municipal da Povoação
(Dra Benilde Oliveira)
Exmo Sr. Ouvidor Eclesiástico da Povoação
(Padre Ricardo Pimentel)
Exmos Srs cidadãos honorários do concelho da povoação
Exmos Srs Vereadores 
Exmo Sr. Presidentes de Junta de Freguesia 
Demais Autarcas e entidades aqui presentes
Senhoras e senhores

O dia que hoje celebramos, afigura-se indubitavelmente como um dos mais importantes para o concelho da Povoação, o dia   da sua própria constituição.

O dia 3 de julho neste Município, é o dia em que todos os membros desta comunidade, afirmam a sua vontade, e o querer pertencer à tradição, à memória, à identidade deste concelho, um concelho com uma longa e rica história.

Prosseguimos cada vez mais na ideia, de que nos estamos a afirmar na região de forma categórica, como um dos principais e mais promissores concelhos dos Açores, valorizando as nossas empresas, as nossas associações a nossa cultura, e acima de tudo, as nossas gentes.

Conscientes do que podemos alcançar, queremos construir caminhos seguros e fortes para dar mais futuro a esta terra, que foi muito prejudicada no passado… e que não fosse uma intervenção atempada e persistente teríamos caído numa situação financeira de falência de forma deplorável… 

Há coisas que só conseguimos construir quando existe amor, paixão, dedicação e sobretudo algo que nos motiva todos os dias… A nossa motivação de todos os dias são sem duvida alguma, os Povoacenses.

Orgulho-me, de na minha vida pessoal e política contar com pessoas especiais, pelos valores que me transmitiram e ou transmitem e pelas quais acredito que vale a pena dedicar todo o meu empenho, às causas que abraço. 

Na Câmara Municipal orgulhamo-nos  de contar com uma empenhada equipa de trabalhadores e dirigentes, e eu em particular, considero que tenho o privilégio de poder contar, todos os dias, com um conjunto de colaboradores que são de uma dedicação excecional.

Todos juntos, todos os dias, cada um de nós contribui para a construção da nossa história. Não apenas a história que nos diz o que já fomos capazes de fazer, mas também, a história que ansiamos e estamos a escrever.

A natureza, as pessoas, os feitos e os factos demarcam no tempo, a nossa identidade  geográfica, económica, social e humana. Identidade, que quando reconhecida por nós próprios, enaltece com elevado destaque o nome de ilustres Povoacenses, que em diversas áreas se destacam e marcam o sucesso deste Concelho.

Assim é, com os homenageados de hoje, cujo mérito assinalado é o produto do esforço, dedicação e empenho, em prol da Povoação e dos Povoacenses.

Num Contexto de crescente desenvolvimento do Concelho, os nossos empresários, têm vindo a demonstrar ser capazes de corresponder ao desafio que agora se lhes coloca, de uma forma consciente e organizada, como é o caso das homenageadas, QUEIJARIA FURNENSE  na freguesia de Furnas e da Empresa LOBEIRA na Ribeira Quente .

Distinguida com o título de MÉRITO INDUSTRIAL, a QUEIJARIA FURNENSE surge a partir de uma Empresa Produtora de Leite, que  no âmbito do fim da Quotas leiteiras e com a consequente subvalorização do leite, enveredou também  pelo setor industrial , do fabrico do queijo, tendo o empreendedorismo e a inovação associada às caraterísticas do meio local como a sua principal imagem.O fabrico de um queijo de qualidades distintas, entre as quais, se destaca uma salmoura única que é feita com uma das águas míticas do Vale das Furnas (água azeda) o que lhe dá um sabor genuíno, deu origem a uma abordagem corajosa e bem sucedida desta  indústria Furnense.

Os tempos foram dando razão à aposta inicialmente efetuada, e atualmente já se vislumbram novas oportunidades com a construção de uma nova fábrica já em funcionamento,  a qual direciona oportunamente, a sua atividade para novos produtos, tais como os gelados feitos a partir do  leite,  mas também as queijadas  e os BOMBONS DO VALE.

Obrigado à QUEIJARIA FURNENSE...!!!

Distinguida hoje com título de MÉRITO COMERCIAL, a Empresa LOBEIRA da Ribeira Quente, é um inequívoco sinal da prestação de um serviço de qualidade no Concelho, mais propriamente na área da restauração.

Esta empresa marca a diferença relativamente à oferta gastronómica no Concelho e especialmente na Freguesia da Ribeira Quente, cuja identidade piscatória emprestou um simbolismo importante ao atual restaurante “Ponta do Garajau”. 

Uma palavra de apreço para  a abnegação desta família (família Rita Amaral) que desde cedo, se constituiu como parte importante de vários empreendimentos e iniciativas, que dignificam o Concelho e a Ribeira Quente em particular , sejam na área  da pesca ,  da atividade marítimo turística ou mais recentemente na área da restauração  através do emblemático restaurante Ponta do Garajau e mais recentemente com o Bar da Praia do Fogo “Costa Sul”.

Obrigado à Empresa LOBEIRA ...!!!

Em dia de aniversário do Concelho, relevamos também o papel preponderante das nossas associações, que envolvem um elevado número de pessoas no contributo que emprestam tanto ao plano cultural como desportivo. Este é também motivo de grande orgulho para todos nós, pelo envolvimento que proporciona principalmente aos nossos jovens , e é neste âmbito que atribuímos o título de MÉRITO DESPORTIVO ao Clube Karate Shotokan da Povoação, o qual iniciou a sua atividade no Concelho da Povoação em 2007, pelas mãos dos seus fundadores, Nuno Mendonça e Lídia Mendonça.

Este Clube tem primado nos seus objetivos,  pela promoção da vertente tradicional e competitiva do Karaté, com destaque para a aprendizagem técnica da modalidade com o objetivo das graduações, sendo que nas competições, o trabalho é focado com maior relevo nas competências técnicas e físicas com o propósito de alcançar os melhores resultados, e ao mesmo tempo incentivando valores como o respeito, a sinceridade, o esforço, a etiqueta e o auto-controlo, que levam ao aperfeiçoamento do caráter do atletafazendo-o crescer como pessoa. 

Obrigado ao CLUBE KARATÉ SHOTOKAN DA POVOAÇÃO...!!!

A Câmara Municipal da Povoação, orgulhosamente presta homenagem às tradições do concelho e neste caso da freguesia de Furnas, atribuindo a distinção de MÉRITO CULTURAL a um dos mais emblemáticos animadores sócios culturais da sua comunidade, o Sr. António Moniz Pacheco, carinhosamente conhecido como Sr. “António Barreta”.

Desde muito cedo, fruto do seu interesse pela música, participou na animação dos bailes e convívios que se realizavam na freguesia, querendo sempre aprender mais com os exímios executantes musicais da altura, atitude de humildade e sabedoria, pela qual ganhou o respeito de todos os que com ele conviviam. Do seu percurso de Vida, destacamos, a sempre pronta disponibilidade para colaborar com as instituições locais, os grupos de folclore, a Banda Filarmónica e outras iniciativas como a participação nos grupos de Serenatas tão caraterísticos das Furnas, entre outras. 

De salientar ainda, que durante a sua prestimosa colaboração na valorização da cultura local, emprestou sempre o seu contributo de forma empenhada e graciosa a todos quantos solicitavam a sua participação, assim continuando até aos dias de hoje.

Obrigado Sr. ANTÓNIO PACHECO...!!!

Uma merecida palavra de felicitação e agradecimento, pelo exemplo que os nossos homenageados nos transmitem, desfiando-nos a prosseguir o caminho do sucesso, tendo sempre presente, a nossa realidade, e o nosso modo de ser genuínos e autênticos no desempenho do nosso papel em sociedade, independentemente da sua natureza. O que hoje fizermos ou não fizermos, irá refletir-se no futuro.

A Povoação vai-se afirmando ... este nosso concelho extravasa fronteiras…Ganha cada vez maior fulgor… promove e difunde alegria e esperança, através dos seus bons exemplos. 

Os tempos que vivemos são  de esperança… De certezas! De futuro!

Hoje temos todos, motivos de satisfação e orgulho em poder dar qualidade de vida a todos os que nos visitam, e a todos os que decidem aqui fixar residência ou negócio, e que de uma forma ou outra, queiram fazer parte deste, que é o Concelho, mais lindo dos Açores.

O histórico recente da Povoação, e os bons indicadores que todos conhecemos, não podem induzir simplesmente a apreciar o tempo que passa de forma confortável, mas passiva, É PRECISO FAZER MAIS...!!!

Todos sabemos o quanto pode ser competitivo este mundo em que vivemos, e temos por isso que encarar o futuro de forma positiva e desafiante. 

Trabalhamos todos os dias para atrair investimento, sobretudo bom investimento; para captar quadros qualificados, que queiram no nosso território residir; pela criação de um padrão de qualidade de vida que nos permita ter uma imagem para exportar e acima de tudo um lugar melhor para viver.

Os bons desempenhos que hoje colhemos, ao nível dos indicadores económicos e sociais, são resultado do ciclo de desenvolvimento, que iniciamos desde o ano de 2009, quando assumimos responsavelmente os destinos do Concelho, perspetivando sempre o que queríamos para elevar cada vez mais este nome que nos enche a todos de orgulho...Povoação... 

A autarquia irá continuar a procurar implementar dinâmicas diversificadas e geradoras de vitalidade, também econômica em áreas que se reafirmam determinantes para o nosso futuro. 

Acreditamos que por exemplo, numa das áreas em mais evidente crescimento , a área do Turismo, as  estratégias a implementar são muito importantes . O nosso caminho é pela diferenciação. Queremos crescer, e crescer com a certeza, de que nos estamos a afirmar no progresso que almejamos para o Futuro. 

O Turismo Náutico, que será potenciado pela construção de uma nova marina, por exemplo e pelo usufruto da frente de mar do Concelho também virado para o mar para além de todas as demais particularidades que cada uma das nossas seis freguesias encerram em si, detentoras de riquezas únicas e inigualáveis . Quereremos que a Povoação se  torne uma referência  no Turismo local, nacional e internacional, associando-o a uma gastronomia e hotelaria de eleição.

Queremos, acima de tudo, que o turismo traga mais-valias económicas para o concelho, potenciando tudo aquilo que já existe (espaços de lazer, belezas naturais, eventos culturais, praias, mar, gastronomia, etc.) e fortalecendo o nosso tecido empresarial e consequentemente a nossa sociedade. 

Em jeito de balanço da atividade autárquica, direi, com toda a propriedade, que no período de gestão deste executivo, o nosso maior investimento, é o cumprimento de compromissos assumidos num futuro recente, resultante das reais necessidades que assolam o contexto em que vivemos. 

Intentamos o nosso maior esforço para dar resposta às obrigações assumidas de acordo com as nossas competências, destacando o facto determinante de manter e valorizar o que foi conseguido através do rigor e ponderação na gestão.

Já várias vezes me referi às particularidades da gestão da autarquia, e reafirmo por isso, reconhecidamenteo papel das freguesias e dos seus responsáveis no desempenho das suas funções, e disponibilidade com que as assumem, numa ação partilhada em proximidade, e compromisso com as pessoas e a câmara municipal. O apoio, a colaboração e o trabalho desenvolvido com e nas freguesias é aquele que nos dá um maior sentimento de realização no desenvolvimento de um profícuo e proveitoso trabalho.

Não poderia deixar de referir o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelas instituições e associações locais, independentemente do seu fim e objeto, sendo certo, que o seu papel é fundamental e determinante, para o concelho e para todos quantos delas dependem ou necessitam. 

Neste dia de celebração, não poderia terminar sem deixar uma saudação muito particular a todos os Povoacenses, os que cá residem, os que vivem e trabalham fora da Povoação, noutros concelhos, regiões do pais e no estrangeiro, mas que levam sempre a Povoação no coração.

Uma palavra final a todos os homenageados, pois também hoje, neste município, este é o vosso dia! Parabéns! Merecem a distinção que vos queremos dar, todos por unanimidade! O vosso mérito tem de ser destacado e reconhecido! 

Um muito Obrigado a todos!

Viva o concelho da Povoação “o mais lindo dos Açores”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot