fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 26 de julho de 2019

FAMÍLIAS DO VALE DAS FURNAS (1671-2017) DE LUÍS RODRIGUES MARTINS

Agradeço à Dr.ª Madalena San-Bento e à sua Equipa ter-nos recebido na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. Está comprovado que esta Instituição bem se poderia chamar “a Casa Mãe da Cultura Micaelense”, tal tem sido a dinâmica imprimida na Agenda Cultural da Biblioteca pela Dr.ª Madalena e a sua Equipa.

O Segundo agradecimento vai para o Dr. Luís Rodrigues Martins por me ter convidado a apresentar esta sua profunda Obra sobre as Genealogias das Famílias do Vale das Furnas (1671-2017) e também da História do Vale das Furnas com inicio antes dos seus primeiros habitantes com famílias estruturadas, isto é, desde o início do Povoamento da Ilha de São Miguel. 

Uma declaração de Princípio: Não sou Historiador e muito menos estudioso das Genealogias. Sou um Furnense que nasceu no Vale das Furnas com formação em Economia e Gestão, mas considero não ser incompatível o sentimento que sinto e vivo de considerar que os Açores são maiores e melhores se forem considerados como um conjunto de 9 Ilhas no respeito das suas diversidades, com o amor profundo que sinto pela minha terra Natal que é o Vale das Furnas.

Depois tive a felicidade de nascer numa rua de contrastes, mas com uma presença de Famílias muito cultas para a época e que me ajudaram a crescer. Uma nota para referir que no dia que fiz 9 anos, no dia 2 de Fevereiro de 1962 (uma quinta feira) o meu Avó Manuel Furtado Sachinho ofereceu-me o Livro de Urbano Mendonça Dias a História do Vale das Furnas, e que me acompanha até aos dias de hoje. À volta da minha rua nas Furnas coexistiam 3 Presidentes de Junta de Freguesia em épocas diferentes, músicos, carpinteiros, artistas plásticos, um ensaiador de peças de teatro, a que se juntavam no Verão o Dr. Jacinto Soares de Albergaria e nos cruzávamos com os Hintze Ribeiro, várias Senhoras solteiras de idade avançada mas cultas que faziam questão de nos ensinarem a ler, escrever e contar...etc.... A confirmar este ambiente, amanhã vai ser homenageado nas Furnas um vizinho nosso, o Senhor António Pacheco, com 93 anos que ainda hoje tem uma voz fantástica e toca guitarra ao mais alto nível e praticamente sem escolaridade nenhuma (recomendo que ouçam a sua interpretação da Canção da Lua).

Os Açores são um viveiro de estudiosos da ciência das Genealogias.

Apenas alguns exemplos:

Gaspar Frutuoso (o Pai das Genealogias dos Açores o maior de todos e o que nunca se enganou, como escreve o Jorge Forjaz) (Falecido)

Rodrigo Rodrigues (com a monumental obra sobre as Genealogias da Ilha de São Miguel e Santa Maria e com mais 40 anos de Investigação) (Falecido)

Hugo Moreira (Falecido) era um trabalhador incansável.

Jorge Forjaz (considerado por muitos o maior Genealogista Português da atualidade)

António Maria Mendes

Luís Rodrigues Martins

De tal modo é o entusiasmo destes investigadores que fundaram nos inícios do ano de 2000 uma Associação com Sede na Graciosa para debaterem assuntos relacionados com o estudo das Genealogias nos Açores. É neste movimento e ambiente que se insere o Dr. Luís Rodrigues Martins. Trata-se de uma área do conhecimento que deveria ser incentivada e acarinhada por todos.

Logo o enquadramento estava feito.

O Motivo da Realização desta Grande Obra segundo o seu autor era a vontade de saber mais e partilhar com os outros (a sua Licenciatura em História Cientifica ajudou muito) e querer responder a um desejo do Avó o Senhor Benjamim Rodrigues entretanto falecido, que segundo a Avó lhe teria dito que o Avô morreu com o desgosto de não ter sabido as suas origens familiares.

Começou por investigar a sua Família mas depois ele abarca um projeto mais ambicioso e diríamos mais consentâneo do que deve ser um investigador das genealogias e para o qual o estudo da sua família não é o principal. O principal deve ser o estudo das outras famílias e o objeto do estudo quanto mais alargado e abrangente é melhor, embora existam trabalhos de Genealogias de Famílias com muito Valor.

O Pioneirismo deste estudo é ser feito a partir de uma Freguesia, o Vale das Furnas. É o primeiro caso que conheço nos Açores, já que os outros trabalhos têm como objeto os Concelhos ou as Ilhas. Neste sentido é pioneiro e é um trabalho inovador...

O início do período escolhido para este trabalho sobre as Famílias do Vale das Furnas não é por acaso que surge, já que o ano de 1671 corresponde aproximadamente ao início do povoamento das Furnas com alguma estabilidade, com famílias estruturadas e permanentes no Vale das Furnas. Depois, prolonga-se até ao ano de 2017, isto é, cobre um período de 346 anos.

Estamos a falar de:

7 Volumes, mais um1 Livro de Índices, 4500 páginas de História e Genealogias, e representam aproximadamente, e segundo o Autor, cerca de 34 anos de Trabalho.

Tem 1027 capítulos, o que corresponde às Famílias do Vale das Furnas em estudo, mais os expostos, que eram as crianças abandonadas e entregues na roda dos expostos em Vila Franca do Campo e a que pertenciam as Furnas até à criação do Concelho da Povoação em 1839, data a partir da qual as Furnas passaram a pertencer ao Concelho da Povoação (como curiosidade as Furnas ganham o seu estatuto como Freguesia em 1791, logo 48 anos antes de passarem para o Concelho da Povoação).

As Crianças que nasceram ocasionalmente nas Furnas porque os Pais estavam em férias nas Furnas, também estão contempladas. São várias as situações incluídas nesta Obra.

O Estudo das Genealogias das Famílias das Furnas agora publicado é ilustrado com imagens e fotos. Mas é importante também referir que nesta Obra apresenta a História do Vale das Furnas, repartida pelos 7 volumes. É um valioso contributo que muito enriquece o seu trabalho como um todo. As fontes consultadas foram várias, como por exemplo os registos nas Igrejas, no Registo Civil, Conservatórias e das próprias Famílias e dos seus descendentes vivos. Muita informação e com milhares de notas de pé de página.

Algumas datas importantes no início da História do Vale das Furnas.

1426 – data aproximada de quando os Portugueses chegam ao local onde hoje é a Vila da Povoação e nossos vizinhos. Foi onde desembarcaram em São Miguel os primeiros descobridores.

1522 – Dá-se o grande terramoto que praticamente soterrou Vila Franca do Campo, tendo o Vale das Furnas sido a principal fonte de madeiras para a reconstrução da então capital da Ilha de São Miguel.

As Furnas em 1522 tinham apenas 1 habitante permanente, o João Delgado, e era um escravo de Pedro Anes Mago. Segundo o nosso Gaspar Frutuoso “seria um Bom homem que ajudava os que ocasionalmente por lá passavam”. Desde a chegada dos Portugueses à Ilha de São Miguel até este terramoto passaram-se quase 96 anos sem quase ninguém permanente residisse nas Furnas.

1551-1630, alguns estudiosos avançam com a data de 1613 para referenciar o ano em que é construída a primeira ermida em honra de Nossa Senhora da Consolação e foi mandada construir pelo Capitão Donatário Manuel da Câmara. Este período coincide com a ida dos Ermitas para o Vale das Furnas, eram religiosos vindos do Continente Português e a que se juntaram alguns açorianos que foram em penitência para o Vale. Os Ermitas viviam com grandes carências e isolados.

1630 – Dá-se a grande erupção vulcânica que praticamente destruiu todo o Vale das Furnas, reduzindo-o a cinzas, a que se seguiu o abandono dos Ermitas do Vale e o seu total despovoamento.

Em pouco mais de meia dúzia de anos dá-se o milagre da Regeneração. O que era cinzas começou a ser uma terra fértil, com flores e muita vida.

É nesta fase que se dá a vinda dos Jesuítas para o Vale, e com eles assiste-se a um progresso nunca antes visto. Erguem o prédio da Alegria onde são experimentadas várias culturas agrícolas, introduzem a Apicultura aproveitando o facto de as Furnas serem a Pátria das Flores, a agricultura começa a ser ordenada, os outros proprietários começam a olhar para as Furnas de outra maneira diferente recorrendo a trabalhadores dos povoados vizinhos para cuidarem as suas terras.

As águas termais e as caldeiras que naquela época faziam parte do Prédio da Alegria começam a despertar muita curiosidade científica e como meio para tratar doenças. Em 1637-1638 os Jesuítas constroem no lugar da Briosa uma ermida em honra de Nossa Senhora da Alegria. Pode-se afirmar que os Jesuítas deram um grande impulso na génese da Freguesia das Furnas.

O Decreto de expulsão dos Jesuítas é de 1759 e foi aprovado no reinado de D. José I, e muito impulsionado pelo Secretário de Estado do Reino dos Negócios Interiores, que mais tarde seria conhecido como o Marquês de Pombal. Assim, em 1773 seria extinta a Companhia de Jesus. Esta expulsão dos Jesuítas leva a que as suas propriedades sejam entregues (confiscadas) ao Reino o que se traduziu no abandono das mesmas. Mais tarde foram vendidas em hasta pública a privados, dando origem a novos proprietários alguns deles com os apelidos dos Capitães Donatários. Situação que em muitos casos se mantém quase até aos nossos dias. Mas o acesso às Furnas continua muito limitado e penoso como relatam vários cronistas de que se destaca o Padre António Vieira em 1657.

Em 1707 o Bispo de Angra Dom António Vieira Leitão, determina que o Povo das Furnas para efeitos religiosos seja anexado ao Curato de Nossa Senhora do Rosário da Lomba da Maia.

Os primeiros moradores do Vale das Furnas, com caráter permanente, vieram da Lomba da Maia, Maia, Achada, Povoação, Fenais de Vera Cruz, Nordestinho, Achadinha, e Ponta Garça,

Segundo o Dr Luís Rodrigues Martins, de 1671 a 1710 viveram nas Furnas 49 Famílias, sendo 48 originárias de São Miguel e a outra de outra Ilha dos Açores.

E assim começa a Genealogias das Famílias do Vale das Furnas (1671-2017) do Dr. Luís Rodrigues Martins.

Uma Obra que fazia falta e será certamente muito útil às Famílias das Furnas, aos Estudiosos das Genealogias, e à Cultura e História dos Açores.

Complementando assim vários trabalhos e referências ao Vale das Furnas principalmente a partir do Sec XIX e em domínios tão diversos mas complementares como são: a Geografia, a vulcanologia, a Antropologia, estudos das águas minero medicinais, a Etnologia e Etnografia, a História, a Literatura e o Romance.

Vou apenas referir alguns nomes que estudaram e escreveram sobre o Vale das Furnas em épocas diferentes:

Gaspar Frutuoso
Padre António Vieira
James Clark
Joseph e Henry Bullar
Bernardino de Sena Freitas
Raul Brandão
Urbano Mendonça Dias
Padre José Jacinto Botelho
Armando Côrtes-Rodrigues
Oliveira San-Bento
João Luis Brandão da Luz
Daniel de Sá
João de Melo

Gualter Furtado, 25 de Julho de 2019

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot