fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 15 de julho de 2019

AÇORES INICIAM PROGRAMA EDUCATIVO PIONEIRO PARA MAIS DE 4.500 CRIANÇAS

O programa Educar para uma Geração Azul, ao abrigo do programa Blue Azores, centrado na conservação e no uso sustentável dos recursos marinhos, chega aos primeiros professores da Região, com o apoio do Governo dos Açores.
Desenvolvido pela Fundação Oceano Azul e pelo Oceanário de Lisboa, em parceria com a Direção-Geral da Educação, este programa pioneiro integra o compromisso do Blue Azores em desenvolver no arquipélago a literacia do oceano.

Esta iniciativa, com o apoio das secretarias regionais da Educação e Cultura e do Mar, Ciência e Tecnologia, envolve, nesta primeira fase, a formação de quase 300 professores do 1.º Ciclo do ensino básico, de 58 escolas das ilhas de S. Miguel, Terceira, Faial e Pico, alcançando mais de 4.500 alunos deste nível de ensino.

O programa teve início neste ano letivo 2018/19 e já formou mais de 300 professores, com ações de formação totalmente dedicadas a conteúdos sobre o oceano, a sua riqueza e potencial, as ameaças que enfrenta e às soluções que permitam manter o capital natural existente, como a criação de áreas marinhas protegidas ou a gestão sustentável das pescas.

Nos Açores, a formação inclui adicionalmente um capítulo exclusivo sobre o mar da Região.

O programa permite abordar, em contexto escolar, oito áreas fundamentais do conhecimento sobre o oceano, transversais a várias matérias, como literatura, ecologia, direito, estratégia, geografia, economia, história, física e química, e responde a perguntas colocadas pelas crianças, como 'Porque é importante o oceano?', 'Quem é o dono do oceano?' ou 'Porque é especial o Mar dos Açores?'.

Validado pela Direção-Geral da Educação, o programa foi desenhado para que os professores possam trabalhar os conteúdos de Português, Matemática e Estudo do Meio do 1.º Ciclo do ensino básico, assim como as áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, através dos ensinamentos do mar.

Os professores, enquanto parceiros fundamentais deste programa, são os principais agentes mobilizadores das próximas gerações, para que sejam mais comprometidas com a sustentabilidade do oceano.

Este programa educativo é mais um passo para a proteção, promoção e valorização do capital natural do arquipélago dos Açores, objetivos do programa Blue Azores, desenvolvido pelo Governo Regional dos Açores em estreita colaboração com a Fundação Oceano Azul e a Waitt Foundation & Institute, e envolvendo vários parceiros e entidades locais, nacionais e internacionais.

A Fundação, com sede em Portugal, nasceu em 2017 com o objetivo de promover um oceano mais saudável e produtivo através de três principais áreas de ação, nomeadamente literacia, conservação e capacitação, sob o mote "From the ocean’s point of view".

GaCS/SREC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot