A Direção Regional da
Educação, de acordo com os dados transmitidos pelo Júri Nacional de Exames,
atesta a melhoria dos resultados da 1.ª fase dos exames nacionais do ensino
secundário de 2019, cumprindo dois objetivos basilares do sistema educativo da
Região.
Por um lado, é
evidente a subida das classificações em 11 disciplinas, mais duas do que as
subidas em 2018, o que denota uma evolução positiva dos resultados da avaliação
externa do ensino secundário nos Açores.
Por outro lado,
comparativamente a 2018, as médias regionais aproximam-se das nacionais,
estreitando-se a distância entre os resultados dos alunos Açorianos e dos
alunos do resto do país.
As médias dos alunos
Açorianos foram superiores às de 2018 nas provas de História A, Português,
Matemática A, Desenho A, Geometria Descritiva A, História e Cultura das Artes,
Matemática B, Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS), Economia A,
História B e Literatura Portuguesa.
No entanto, houve
resultados inferiores nas provas de Biologia e Geologia, Filosofia, Física e
Química A, Geografia A e Latim A.
Das 16 disciplinas
que foram alvo de avaliação externa, seis registaram média positiva (igual ou
superior a 95 pontos), nomeadamente Português, Desenho A, Geometria Descritiva
A, Economia A, História e Cultura das Artes e Literatura Portuguesa.
Comparando a média
regional com a nacional, a média regional está acima da média nacional nas
disciplinas de História e Cultura das Artes e Literatura Portuguesa.
As maiores diferenças
entre a média regional e a média nacional, em 2019, nos resultados inferiores
dos Açores, verificaram-se nas disciplinas de História B e Matemática B.
Nas restantes
disciplinas, a diferença não é significativa.
Os exames nacionais
do ensino secundário 2019 foram realizados nas nove ilhas do arquipélago, em 22
estabelecimentos, dos quais 21 integram a rede pública de ensino da Região
Autónoma dos Açores.
No total, foram
registadas 7.094 inscrições na 1.ª fase dos exames nacionais e realizadas 6.671
provas, registando-se 5,96% de faltas.
As disciplinas que
registaram mais provas realizadas foram Português (1.599 provas), Biologia e
Geologia (943), Matemática A (932) Física e Química A (737 provas).
No processo de
classificação, foram envolvidos cerca de 220 docentes, tendo sido cumpridos
todos os prazos de classificação e afixação de pautas estabelecidos.
GaCS/DRE
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