fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 13 de maio de 2018

CONCERTO NA MATRIZ DE PONTA DELGADA -------- VOX CORDIS CANTA “ESPIRITUAIS NEGROS: (RE)CANTOS DE LIBERTAÇÃO”


A Vox Cordis vai levar a efeito, no próximo dia 19 de Maio, na Igreja da Matriz de São Sebastião, em Ponta Delgada, o concerto “Espirituais Negros: (Re)cantos de libertação”, num espectáculo que decorre pelas 21h30. O evento é de entrada livre e gratuito.

No concerto serão interpretados mais de uma dezena de espirituais negros pelo coro da Vox Cordis e pelos solistas: Leonor Rodrigues, Marta Pereira, Francisco Costa, Guilherme Amaro e Rui Martins. O acompanhamento no teclado estará a cargo de Svetlana Pascoal e a direcção musical é do maestro Odilardo Rodrigues.

"Espiritual negro" é um tipo de canção popular religiosa que é muito associada com a escravatura dos Africanos no Sul dos EUA. Estas canções proliferam nas últimas décadas do século XVIII, liderando a luta pela abolição da escravatura, naquele país.

Em África a música foi parte central da vida dos povos. Na América, fascinados pelas histórias bíblicas que continham imensos paralelismos com as suas vidas, criaram espirituais que redescreviam figuras bíblicas como Daniel e Moisés. Estes espirituais serviam como forma de expressarem a nova fé, tristezas e esperanças.

Estas formas de canto foram também percebidas como canções codificadas de protesto e de incitamento à fuga da escravatura. Alguns dos exemplos mais flagrantes deste incitamento são "I got my ticket" e "Go down, Moses"."

Povoação, domingo, 13 de maio de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot