fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 3 de maio de 2018

COMUNIDADES PRESTAM “GRANDE SERVIÇO À AÇORIANIDADE” DANDO A CONHECER OS “NOVOS” AÇORES NO CANADÁ


O Presidente do Governo dos Açores manifestou, em Otava, o seu orgulho nas comunidades açorianas no Canadá, considerando que prestam também “um grande serviço à Açorianidade” ao darem a conhecer a nova realidade dos Açores neste país de acolhimento.

“Se é certo que esta visita tem o objetivo de conhecer, de forma mais direta, aquelas que são as nossas comunidades no Canadá, também é uma oportunidade para dar a conhecer a Região que temos hoje, que é bem diferente daquela que era a Região que deixaram há anos atrás”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava quarta-feira num encontro com a comunidade em Otava, que decorreu no Centro Recreativo Português Lusitânia, no âmbito da visita oficial que o Primeiro-Ministro está a efetuar ao Canadá.

A convite de António Costa, Vasco Cordeiro acompanha esta deslocação oficial, que vai decorrer até sábado, 5 de maio, e que inclui, entre outros pontos, diversos contactos institucionais e encontros com a comunidade em Otava, Toronto e Montreal.

Na sua intervenção perante algumas centenas de açorianos e luso-descendentes, o Presidente do Governo salientou que a promoção no Canadá da nova realidade dos Açores é um “grande serviço que pode ser prestado a esta nossa causa da Açorianidade”.

“Esta é, também, uma forma de podermos afirmar a nossa Região e o nosso país no Canadá”, preconizou Vasco Cordeiro, ao manifestar o gosto que teve em participar neste encontro, que constituiu uma oportunidade para “transmitir um abraço muito fraterno dos Açores, da terra que cada um, por necessidade ou por opção, decidiu deixar para procurar um melhor futuro no Canadá”.

“Esta visita tem também este significado: passem os anos que passarem, não são esquecidos, da mesma forma como não esquecem a terra que vos viu nascer”, sublinhou.

Na ocasião, Vasco Cordeiro manifestou ainda o orgulho que sente, como Presidente do Governo dos Açores, ao “ver aquilo que os Açorianos ajudaram a construir no Canadá, porque o desenvolvimento e o progresso deste país é também fruto desse trabalho e desse empenho”.

Hoje, o Presidente do Governo está presente no encontro com a Governadora-Geral do Canadá, Julie Payette, e participa numa reunião alargada com o Primeiro-Ministro, Justin Trudeau.

A agenda deste dia inclui ainda a apresentação de cumprimentos ao 'Speaker' do Senado, George J. Furey, e ao 'Speaker' da Câmara dos Comuns, Geoff Regan, assim como um encontro com o Grupo Parlamentar de Amizade Canadá-Portugal.

O fluxo migratório português para o Canadá foi constituído, em grande medida, por imigrantes oriundos dos Açores, que levaram para este país – especialmente para Toronto e Montreal – as práticas culturais caraterísticas da vida no arquipélago.

Este ano, assinalam-se os 65 anos da chegada ao Canadá do primeiro grupo de imigrantes Açorianos, que desembarcaram do navio 'Saturnia', a 13 de maio de 1953, em Halifax.

Calcula-se que residam no Canadá cerca de meio milhão de portugueses e lusodescendentes, estando a maioria localizada na província do Ontário, sendo que cerca de 70% destes serão Açorianos ou de descendência açoriana.

GaCS/PC

Povoação, quinta-feira, 3 de maio de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot