fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 21 de março de 2017

TRILHOS PEDESTRES INCENTIVAM TURISMO DE NATUREZA ATIVO

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou hoje, em S. Miguel, que os trilhos pedestres contribuem para a qualificação da oferta, incentivando o turismo de natureza ativo, em que a contemplação da paisagem se alia ao usufruto de atividades de animação turística.

Marta Guerreiro, que falava na inauguração do trilho '4 Fábricas de Luz', no concelho de Vila Franca do Campo, garantiu a defesa do turismo de natureza ativo nos Açores, “através da aposta no investimento de consolidação de uma oferta turística assente na fruição ativa dos espaços naturais, de que os trilhos são um verdadeiro exemplo”.

Num arquipélago que possui 74 trilhos homologados nas nove ilhas, numa extensão de cerca de 700 quilómetros, a titular da pasta do Turismo frisou que se pretende continuar a melhorar as condições para a sua utilização, através da criação de novos trilhos e do reforço das Grandes Rotas, salientando que esta atividade permite a descoberta de novos lugares e de outras perspetivas de locais já conhecidos pelo seu elevado potencial turístico.

“Perspetiva-se ainda a concretização de uma rota circular na maior parte das nossas ilhas e uma adaptação do número de trilhos, tendo em conta as potencialidades das nove ilhas e as suas cargas de visitação, que têm níveis diferenciados em cada uma delas ao longo de todo o ano”, adiantou a Secretária Regional.

Marta Guerreiro revelou ainda que se pretende “criar pequenas instalações ao longo dos percursos, que proporcionem o conforto mínimo aos visitantes, sejam eles pedestrianistas, cicloturistas ou trail runners”.

A preservação e o respeito ambiental são prioridades do Governo dos Açores, tendo a Secretária Regional destacado o exemplo do passeio interpretativo do trilho '4 Fábricas de Luz' por fomentar “a partilha de conhecimento do património, criando consciências e fazendo com que todos sejam parte integrante dos elementos diferenciadores da oferta turística do Destino Açores”.

Marta Guerreiro destacou o impacto que este produto turístico tem na Região, atendendo aos sucessivos prémios de excelência como destino turístico sustentável, frisando que o trabalho em conjunto é essencial para a conservação do património ambiental.

“Se todos desempenharmos o papel de guardiões da nossa identidade e autenticidade, onde a natureza assume a centralidade, os Açores serão um lugar cada vez melhor para cada Açoriano e para cada turista que nos visita, precisamente por estas caraterísticas de beleza exuberante”, afirmou a Secretária Regional.

Vila Franca do Campo, 21 de Março de 2017

GaCS/HMB

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot