fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

ROMEIROS NA ESTRADA DIA 21 FEVEREIRO

A partir do dia 21 de Fevereiro, alguns no sábado outros no domingo, arrancam para a estrada diversos ranchos de romeiros.

Os Romeiros de São Miguel são grupos de católicos que, organizados em ranchos por localidades, se propõem visitar, durante o Tempo da Quaresma, o maior número de Igrejas e Ermidas de São Miguel, cantando e rezando em todo o percurso. Cada rancho deverá sair numa das semanas da Quaresma, previamente escolhida em conjugação com o Grupo Coordenador, devendo os primeiros sair no fim-de-semana seguinte à Quarta-Feira de Cinzas, e os últimos deverão entrar nas suas localidades no início do Tríodo Pascal, isto é, na Quinta-feira Santa.

Todos os anos, e durante uma semana, grupos de homens dão a volta à ilha, trajando uma indumentária tradicional (xaile, lenço, saco para os alimentos, bordão e terço) em cumprimento de promessas ou numa jornada de meditação.

O percurso será feito, por regra, no sentido dos ponteiros do relógio, ou seja, tendo sempre o mar à esquerda. A saída do Rancho deverá ser antes de o alvorecer, e a entrada na localidade das pernoitas, logo a seguir ao pôr-do-sol.

Os objetivos da Romaria são basicamente: fazer penitência pelos pecados próprios e alheios; louvar e agradecer ao Senhor pelas Graças recebidas, bem como, suplicar a paz e as bênçãos de Deus para a humanidade, para a Igreja, para a Diocese e para as famílias.

Aos Condutores apela-se a uma atenção redobrada a partir do dia 21 de fevereiro, serão vários os Ranchos de Romeiros a percorrer as estradas da nossa ilha. Por favor conduza de forma moderada e com muita atenção aos nossos irmãos Romeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot