“A
Educação hoje está ainda muito agarrada a um modelo tradicional e pouco ligada
à construção do desenvolvimento local e sustentável”. É assim que o professor
José Pacheco, Fundador da Escola da Ponte e atual pilar do Projeto Âncora, no
Brasil, classifica o sistema da Edução dos nossos dias.
José
Pacheco falava, hoje, no Auditório Municipal da Povoação de um novo Sistema de
Edução onde não precisa existir nem salas de aula, nem horários, nem testes e
onde o professor é o “educador” e os alunos são os “educandos” e onde aprender
“fazendo” é a chave para o sucesso escolar.
O
professor aposentado afirmou que esse novo modelo de aprendizagem pode ser
iniciado, por exemplo, pela Povoação. “Eu estou a acompanhar no Brasil mais de
150 municípios, onde as coisas estão a acontecer de uma forma acelerada e eu
acredito que essa educação aqui na Povoação poderá vir a dar frutos desde que
se junte a família, a escola e a sociedade porque todos têm o mesmo interesse:
fazer com que os jovens sejam sábios e felizes”, acrescentou.
José
Pacheco está disposto a vir à Povoação mais uma vez para, junto com os
professores, alunos e comunidade escolar, arregaçar as mangas e trabalhar neste
novo modelo de Educação. “ Nestes projetos de educação que estamos a
implementar no Brasil os currículos são todos aprendidos e de forma mais rápida
porque os métodos de ensino são diferentes. Nós precisamos de perceber que as
escolas não são os edifícios, mas sim as pessoas e que nós aprendemos uns com
os outros e que nas aulas de aula que temos hoje pouco ou nada se aprende”,
explicou o professor.
O
professor que tem viajado pelo mundo inteiro para colaborar em projetos
similares, referiu Também que existe uma falta de autonomia por parte das
escolas para poderem implementar o que quer que seja. “As escolas são
autónomas? Os professores são autónomos? Então ninguém dá o que não tem. Se eu
não tenho autonomia porque é que eu coloco num projeto que quero fazer do aluno
um cidadão autónomo? O professor não ensina aquilo que diz. O professor transmite
aquilo que é. E é isso que eu quero que aconteça aqui na Povoação porque é isso
que pode vir a acontecer”.
José
Francisco de Almeida Pacheco é um educador, pedagogo e pedagogista português,
um grande dinamizador da gestão democrática na Educação. Especialista em
Leitura e Escrita, é mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de
Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Coordenou
desde 1976, a Escola da Ponte, da qual é idealizador, instituição que se
notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes, até à
data da sua aposentadoria.
Está
desde Abril de 2011 a colaborar diretamente no Projeto Âncora, uma ONG em
Cotia, São Paulo do Brasil, que segue o mesmo ou idêntico modelo de ensino e
que dá a mão a crianças e jovens marginalizados que foram colocados fora do
sistema educacional dito normal. Em apenas poucos anos este novo modelo de
aprendizagem provou ser extremamente eficaz e as crianças que eram muitas delas
casos perdidos, relacionados com tráfico, prostituição e roubo, conseguiram
transforma-se em casos de sucesso e já foram considerados os melhores alunos do
Brasil.
A
escola Âncora fica situada no meio de três favelas muito problemáticas e por
via da sua existência o tráfico, o roubo e o insucesso escolar diminuíram
drasticamente.
Atualmente,
a Escola Âncora conta com 74 voluntários, “os pais estão lá, e a escola está
aberta 7 dias por semana, 24 horas por dia e 365 dias por ano. A escola faz
parte da comunidade. A escola é fator de desenvolvimento local e até os adultos
analfabetos podem aprendem a ler nesta escola” explicou o professor aposentado.
Por
via do seu sucesso, a Escola Âncora acolhe, presentemente, crianças e jovens
dos 2 aos 18 anos. Tem ensino secundário e “para o ano iremos ter universidade
e depois teremos uma educação que será adquirida ao longo da vida. Este projeto
para ser sustentável foi preparado para ficar pronto ao fim de sete anos e vai
ficar pronto ao fim de seis. Daqui por dois anos este projeto vai abranger
desde o pré-natal até à idade sénior. É um projeto de Cidade Educadora ou seja
uma Rede de Comunidades de Aprendizagem. É uma nova construção social da
aprendizagem que vai substituir o modelo educacional atualmente existente”,
acrescentou ainda o Professor José Pacheco, que foi convidado para trabalhar
com o governo de Brasília na criação de diretrizes de política pública para a
Educação do Brasil.
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