fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 28 de fevereiro de 2015

SER LAVRADOR: UMA PROFISSÃO DIFÍCIL (COM VÍDEO)

Um Olhar Povoacense passou ontem uns minutos a captar imagens de uma exploração agrícola situada na Lomba dos Pós, propriedade do Sr. João Medeiros, no momento da ordenha das suas vacas. Uma profissão difícil, de sacrifício e que nem todos o dão o devido valor.

Quem são os lavradores?

São lavradores alguns que, por várias razões não tiveram a oportunidade de ter outra actividade ou, então, aqueles que sabem e que gostam da profissão. Estes sim são os que conseguem marcar a diferença numa actividade difícil e diferente de todas as outras.

Desde logo o compromisso das tarefas diárias: realizar duas ordenhas por dia, sete dias por semana. Sujeitar-se às condições climatéricas adversas, apesar de toda a gente referenciar o prazer da vida no campo. Lidar com animais e com a terra cujas produções estão condicionadas a factores que o homem não controla: o clima, as doenças dos animais, as infestantes, etc. Estas e outras condições de produção regulam, por via da qualidade do leite, o seu preço mensal. Há ainda quem pense que o preço do leite na prateleira dos supermercados reverte quase todo para o produtor e que, se este preço sobe quem beneficia é o lavrador.

Reconhecer o papel exercido por estes homens nunca será demais, pois são eles responsáveis pela preservação de um conjunto de bens importantes para todos nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot