fazer um site gratis no aqui

domingo, 8 de fevereiro de 2015

MEMÓRIAS DE ANTIGAMENTE POR LUÍS JUNÍPERO

O colecionador povoacense Luís Junípero hoje dá a conhecer aos seguidores do Blog Um Olhar Povoacense a máquina de costura Singer, tendo na sua posse modelo do ano de 1913.

São três os modelos diferentes que este nosso colecionador povoacense alberga na sua casa, modelos antigos, raros e merecedores de serem expostos ao público.

A sua paixão e dedicação na procura das raridades que fizeram parte dos nossos antepassados e sua conservação são realmente de salutar, ainda, para mais sendo um particular a ter esta iniciativa e gosto pela história dos instrumentos que foram fazendo parte integrante da vida do homem de geração em geração. Hoje muitos desses instrumentos/utensílios passaram à história com a revolução das novas tecnologias.

Quem desejar conhecer pessoalmente as muitas peças que fazem parte da história dos nossos antepassados é só contactar o mestre Luís Junípero, que com muito gosto lhe fará uma visita guiada ao seu pequeno museu caseiro, contando-lhe a história de cada utensílio.


História da Máquina Singer

Singer Corporation é uma manufatura norte-americana de máquinas de costura.

Foi fundada com o nome I.M. Singer & Co em 1851, pelo empresário e inventor Isaac Singer e o advogado nova-iorquino Edward C. Clark.

A companhia é a maior fabricante mundial de máquinas de costura doméstica. Presente em mais de 150 países, a Singer possui hoje quase 10 mil funcionários e é líder na maioria dos mercados em que atua.

A idéia de se costurar através de uma máquina surgiu no ano de 1760 e passou muito tempo despercebida. Inúmeros inventores desenvolveram projetos e patentearam novos modelos de máquinas de costura, porém, nenhum deles era prático.

A construção da primeira máquina de costura Singer, há mais de 150 anos, representou o ponto de partida de uma evolução que proporcionou a todas as mulheres, em todos os pontos do globo, os meios para realizarem suas tarefas de costura de forma mais produtiva, reduzindo os custos e o tempo despendido na confecção de roupas.

No ano de 1850, o Sr. Isaac Merrit Singer (mecânico, ator e inventor) conheceu, na oficina do Sr. Orson Phelps, uma máquina de costura. Ao analisar cuidadosamente o seu funcionamento, sugeriu modificações que revolucionaram sua fabricação. Em onze dias, estava pronta a primeira máquina de costura realmente eficiente. Singer solicitou uma patente em 1851 e continuou a melhorar sua máquina até sua morte, em 1875, aos 63 anos.

Em 1851, o Sr. Isaac Singer fundou a SINGER, que inicialmente enfrentou sérios problemas para introduzir seu produto, pois o público não acreditava que a máquina funcionava corretamente. Mas, aos poucos, o produto foi ganhando credibilidade.

Visando facilitar a compra das máquinas, a Singer foi pioneira na introdução do sistema de vendas a prazo. A empresa cresceu no mercado mundial e o nome Singer se firmou como sinônimo de máquina de costura.

Fonte: wikipedia, a enciclopédia livre.





Sem comentários:

Enviar um comentário



 
Powered by Blogspot