fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 15 de fevereiro de 2015

FERRAMENTAS E TRABALHOS DE CARPINTARIA DO POVOACENSE LUÍS JUNÍPERO (COM VÍDEO)

Hoje Um Olhar Povoacense traje-vos uma pequena exposição de ferramentas utilizadas e trabalhos feitos na oficina de carpintaria do povoacense Luís Junípero, serras, plainas, o metro, a antiga banca de carpinteiro, moldes, etc…

Muitas das ferramentas que o mestre Luís Junípero possui já foram substituídas pela nova gama da alta tecnologia, muitas ferramentas paulatinamente começam a ficar de lado, de tal forma que as gerações vindouras ficam sem saber como manuseá-las.

Cada vez mais as antigas profissões começam a colapsar perante o emergente mundo tecnológico, que veio revolucionar a forma de trabalhar do homem, simplificando em alguns casos e noutros criando uma dependência irreversível.

A carpintaria é a oficina onde trabalha o carpinteiro, executando os mais diversos trabalhos em madeira, desde móveis, ferramentas, artigos para construção civil, construção naval, entre outros.

O trabalho numa carpintaria envolve frequentemente a utilização de esforço físico e trabalhos ao ar livre.

Na carpintaria o profissional desta área deve ter: noções de geometria e um vasto conhecimento de como lidar com a madeira no seu estado natural (madeira maciça), o que o diferencia da marcenaria.

A especialidade abrange o feitio de: telhados, escadas, assoalhos, forros, portas, persianas, móveis, (esquadrias de madeira), etc. A carpintaria também é responsável por trabalhos ornamentais como marchetaria, assim como trabalhos grandes, como a carpintaria naval.

O carpinteiro dispõe de várias ferramentas, tais como: serra circular, formão, trena, serrote, prumo etc...


Que esta pequena “exposição virtual” sirva para que os mais novos tenham uma vivência de como isto era antigamente (comparando com as modernas maquinarias) e quem sabe desperte consciência de quem de direito para que num futuro bem próximo possamos ter no concelho da Povoação um espaço físico que possa preservar este e outro espólio que nos deixaram os antigos e que nos permita divulgar esta e outras artes tradicionais.





























Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot