Para assinalar uma tradição muito portuguesa, a equipa do Museu do Trigo da Povoação tem exposto “Maios” a representar as donas de casa, da época dos nossos avós, no exterior deste espaço.
Pode ver e apreciar estes “maios” até ao final do dia 1 de maio no exterior do Museu do Trigo. Esta é mais uma iniciativa do programa de atividades do Museu, entidade pertencente à Câmara Municipal da Povoação, que visa dar visibilidade à única debulhadora de trigo fixa movida a água existente na ilha de São Miguel.
Também dia 1 de maio decorre, pelo terceiro ano consecutivo, na Lomba do Carro, por iniciativa da Associação Cultura e Desporto desta Lomba, o tradicional concurso de “Maios”. Quem passar neste mesmo dia no Jardim Municipal da Vila da Povoação poderá ainda apreciar os “Maios” criados pela Associação Portas da Cultura, que todos os anos apresenta representações bem criativas.
Em Portugal e nas regiões autónomas existem algumas tradições associadas ao mês de maio, uma delas é precisamente os “Maios”, que se realiza no dia 1 de maio, Dia do Trabalhador e feriado nacional.
Acredita-se que esta tradição tenha sido trazida pelos primeiros povoadores das ilhas para assinalar a altura do tempo mais quente e para dar sorte nas colheitas. Há ainda quem acredite que, de alguma forma, a presença dos “Maios” agrada os espíritos. Os “Maios” são bonecos artesanais que representam pessoas do quotidiano de várias atividades e ofícios do dia a dia dos açorianos. Além dessas representações, muitas vezes o “Maio” é o veículo utilizado para expor algumas críticas ou sátiras sociais, podendo mesmo representar algumas figuras atuais da sociedade.
Sem comentários:
Enviar um comentário