fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 6 de abril de 2024

FESTIVAL DA CANÇÃO DA POVOAÇÃO COMO SURGIU - A HISTÓRIA

Estamos a celebrar 30 anos do festival da canção infantil da Povoação, mas na realidade são 40 anos, pois tudo começou no ano de 1984.


Como se deu início ao Festival da Canção na Povoação?


Este Festival da Canção Infantil que hoje se designa por Gala Regional dos Pequenos Cantores “Caravela d’Ouro” começou a 25 de agosto de 1984 impulsionado pelos Povoacenses Durval Simões Furtado (falecido) e Fernando Cabral Leite, homens ligados a eventos na área musical no nosso concelho.


Foi então com o patrocínio da Câmara Municipal da Povoação realizado o 1º Festival da Canção denominado Hortênsia de Prata, com o intuito da promoção do nosso concelho. De salientar que a primeira, segunda e terceira edição teve a particularidade de contar com inscrições de crianças mas também de adultos, sendo atribuídos prémios para a melhor interpretação em cada uma das categorias. A partir daqui os festivais que se seguiram foram exclusivamente infantis.


Na história do Festival da Canção da Povoação e ainda com o denominado Hortência de Prata, fizemos-nos representar no Festival Internacional da Figueira da Foz em 1986 com a canção “O Meu Gatinho Farrusco” interpretação de Paulo Jorge Furtado, obtendo o 1º Lugar. Já em 1987 na Figueira da Foz obtivemos o prémio para melhor letra com a canção “Cinco Linhas, Quatro Espaços”, interpretação de Ana Catarina Pacheco Henrique.


O Festival da Canção da Povoação teve um interregno de 5 anos, foi retomado como Gala Regional dos Pequenos Cantores “Caravela d’Ouro, sendo hoje um sucesso e um evento muito aguardado por miúdos e graúdos.


A Orquestra Ligeira da Câmara Municipal da Povoação


Sem músicos não haveria Festival e surge em 1984 a Orquestra Ligeira da Câmara Municipal da Povoação com o intuito de acompanhar as músicas interpretadas pelos Pequenos Cantores. Assim o Festival da Canção Hortênsia de Prata tinha a sua própria Orquestra orientada pela batuta do Maestro Victor Rodrigues, natural das Furnas.


Graças aos Povoacenses Durval Simões Furtado (falecido) e Fernando Cabral Leite em colaboração com a edilidade Povoacense, este Festival da Canção resultou numa montra cultural de excelência para o nosso concelho.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot