Ilustração: João Amado |
Este domingo, dia 7 de abril, das 10h às 20h, o Bairro das Laranjeiras recebe o Laranjeiras em Flor: um festival de um dia, gratuito e aberto a todas as pessoas, pensado para celebrar a primavera cultural que se faz no e com o Bairro das Laranjeiras, em Ponta Delgada. Na sua 2ª edição, propõe uma série de atividades para todas as idades e gostos, em diversos locais do Bairro: oficinas em família, oficinas com fibra de bananeira e madeira, dança, showcooking, festa e a apresentação de novas criações com jovens.
Na manhã do dia 7 de abril, o Laranjeiras em Flor ocupa vários espaços nos armazéns da Rua do Laureano (nº200): das 10h às 11h30, há “Dinâmica de yoga a pares” com o Centro Terapêutico Just Be, na Deriva - Centro de Artes Performativas; no mesmo horário, na Premissa Híbrida, acontece a oficina-jogo “Quanto mede o mundo?” para maiores de 6 anos, mediada pelas equipas da DRAF Arquitectos, Premissa Híbrida e espaço vaga; entre as 10h e as 12h, está aberta, na Fendatelier, a exposição “Da árvore ao copo”, que resulta da residência de um conjunto de jovens do Bairro das Laranjeiras com os artistas João Amado (Fendatelier) e Nuno Raposo (AJAV - Associação de Juventude Aprender A Viver).
Já na Rua das Laranjeiras, a Boa Fruta acolhe: das 10h às 12h, a oficina de artesanato “De que fibra é feita a bananeira?” com a MUSA AZORES; das 11h30 às 12h30, um Showcooking com António Cavaco; e das 12h30 às 13h, as performances “Tides” e “Unexpressed words” com alunos da Escola de Artes Performativas do Estúdio 13 - Espaço de Indústrias Criativas.
À tarde, o programa acontece entre a Rua das Laranjeiras e a Travessa das Laranjeiras. Das 15h às 17h, o espaço da DRAF Arquitectos promove a oficina de construção “Vamos iluminar as Laranjeiras” com a MUSA AZORES, para pessoas a partir dos 16 anos. Entre as 15h e as 19h, é possível visitar a exposição “Eu tenho um amigo que é uma pedra” do artista Luís Senra, no Centro Terapêutico Just Be.
Das 15h às 20h, decorrem várias atividades na vaga - espaço de arte e conhecimento, sede da Anda&Fala - Associação Cultural: entre as 15h e as 17h, há “Café na vaga”; das 15h30 às 16h30, o 37.25 - Núcleo de Artes Performativas desenvolve uma “Oficina de Movimento”; às 17h, há apresentação do projeto “Identidade” de Manuel Tur com jovens da Escola Secundária das Laranjeiras e AJAV - Associação de Juventude Aprender A Viver, resultado de residência na vaga; e das 18h às 20h, DJ Da Kapa e Paco Piri Piri encerram a 2ª edição do Laranjeiras em Flor com festa.
Todas as atividades são gratuitas. As atividades “Dinâmica de yoga a pares”, “Vamos iluminar as Laranjeiras” e “Oficina de Movimento” exigem inscrição prévia através do e-mail info@vagapdl.org; as restantes são de entrada livre e abertas a todas as pessoas (sem limite de idade).
O Laranjeiras em Flor 2024 é um projeto co-produzido por várias entidades com sede no Bairro das Laranjeiras: AJAV - Associação de Juventude Aprender A Viver, Anda&Fala - Associação Cultural/ vaga - espaço de arte e conhecimento, Boa Fruta, Centro Terapêutico Just Be, Deriva - Centro de Artes Performativas/37.25 - Núcleo de Artes Performativas, DRAF Arquitectos, Escola Secundária das Laranjeiras, Estúdio 13 - Espaço de Industrias Criativas, Fendatelier, MUSA AZORES, Premissa Híbrida.
Sem comentários:
Enviar um comentário