Demora na entrega de casas, atrasos no pagamento das rendas, falta de resposta ou demora na aprovação do apoio motivam as principais queixas. Porta 65 Jovem é o programa mais visado.
Os vários programas de apoio à Habitação do Governo estão a ser alvo de inúmeras reclamações no Portal da Queixa que, no primeiro trimestre do ano, identificou um aumento na ordem dos 600%, face a 2023. Demora na entrega de casas, longos atrasos no pagamento das rendas e falta de resposta são os principais motivos das reclamações dirigidas ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). O Porta 65 é o programa que lidera o volume de queixas.
Continua a subir o número de reclamações relacionadas com os vários
apoios do Estado à Habitação que têm como alvo o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). No primeiro trimestre do ano, o Portal da
Queixa registou uma subida na ordem dos 600%, em comparação com o período
homólogo de 2023.
Segundo os dados analisados, a tendência de crescimento das reclamações
começou a ganhar evidência em maio de 2023, observando-se ainda que, de 2022
para 2023, o IHRU aumentou em 373.3% o número de queixas registadas. Foram 60
ocorrências em 2022 e 284 em 2023.
Aferiu-se ainda que, até ao dia 15 de abril, o IHRU já recebeu 106 reclamações. No período homólogo de 2023, foram 15, traduzindo um aumento de 606.7%.
Quais
os principais apoios alvo de queixa?
Entre os apoios à Habitação mais visados pelos consumidores, está o Porta 65 Jovem, o programa de apoio ao arrendamento jovem, a somar 34.4% das reclamações dirigidas ao IHRU, sendo que, o Porta 65+ (acessível a candidatos
de qualquer faixa etária), recolheu 2.2%.
Segue-se o Apoio à Renda, a ocupar uma fatia de 32.2% e o Apoio
Extraordinário à Renda (criado para as famílias mais vulneráveis) a gerar 13.3%
das queixas.
Sobre os apoios Arrendamento Apoiado e Arrendamento Acessível recaíram,
para cada um, 4.4% das reclamações.
Já os problemas reportados no âmbito da Habitação Social geraram 5.6%
dos casos relatados no Portal da Queixa. Também o programa 'Arrendar para
Subarrendar' motivou 3.3% das participações contra o instituto público.
Casos
no Portal da Queixa denunciam meses de espera
Das inúmeras pessoas que se candidatam aos vários apoios disponíveis e
que, perante os vários problemas enfrentados, partilharam as reclamações no
Portal da Queixa, Ricardo Mota é um deles. Na reclamação
registada contra o IHRU, descreve: “Informo que é segunda vez que existem atrasos
nos pagamentos do apoio da Porta 65. Num curto espaço de tempo já aconteceu
duas vezes, recordo que está estipulado que a data limite para realizarem a
transferência é até ao dia 8 de cada mês.”
Já Maria Duarte acusa o IHRU de uma longa
espera de meses. “Em outubro de 2023, concorri ao
concurso 1_PAS-2023_SUL_
Por sua vez, Cláudia Rodrigues, queixa-se dos atrasos na
aprovação das candidaturas: “Apresentei candidatura
subsequente do apoio Porta 65 em setembro 2023 e até agora não tenho
qualquer tipo de resposta.”
Relativamente à resposta do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana perante as reclamações que lhe são
dirigidas, os indicadores revelam baixos níveis de performance e reputação. O
Índice de Satisfação do IHRU está pontuado pelos consumidores em 16.3 (em
100), avaliado como “Insatisfatório”. A Taxa de Resposta é de 32.9% e a Taxa de
Solução de 10.2%.
De referir ainda que, na categoria Entidades Públicas, o IHRU é dos organismos mais reclamados no Portal da Queixa.
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