A Matriz da Povoação endereça nota de agradecimento ao Sr. Padre Jorge Ferreira pela sua disponibilidade em presidir a Semana Santa e o 2º domingo de páscoa:
OBRIGADO PADRE JORGE FERREIRA
A presidir a Semana Santa e o Domingo II da Páscoa, esteve presente na Paróquia de Nossa Senhora Mãe de Deus como na Paróquia de Nossa Senhora da Graça, do Faial da Terra, o Padre Jorge Ferreira.
A sua sabedoria, humildade e alegria contagiaram logo a comunidade cristã que participou nas celebrações que presidiu.
Hoje a assembleia dominical, como reconhecimento e sendo a última celebração, acariciou-o com uma salva de palmas na homilia e na procissão de saída. Foi sem dúvida uma Benção de Deus tê-lo connosco.
O Padre Jorge Ferreira neste momento encontra-se a servir no Dicastério para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos, a pedido deste organismo da Cúria de Roma.
O bispo de Angra dispensou-o por um período de cinco anos o padre Jorge Ferreira, das suas funções de Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Angra e Reitor da Igreja da Misericórdia.
Durante este período, o sacerdote, natural do Nordeste, deverá terminar o seu doutoramento em Liturgia, continuando a garantir o ensino da Liturgia no Seminário Maior de Angra – através dos meios telemáticos ou com cursos intensivos e presenciais – bem como acompanhar a Equipa que vai estudar a questão do Ensino da Teologia na formação dos futuros presbíteros.
O Padre Jorge realizou os seus estudos no Seminário Episcopal de Angra tendo recebido a ordenação a 19 de Junho de 2005, na Sé de Angra. Após a ordenação foi pároco de várias comunidades, quer na Ilha Graciosa, quer na Ilha de S. Miguel.
Em 2013, foi enviado para Roma, de modo a prosseguir os seus estudos no Pontifício Instituto Litúrgico de S. Anselmo, onde concluiu o Mestrado em Sagrada Liturgia, e deu início aos estudos de doutoramento. Exerceu funções como Vice-Reitor do Pontifício Colégio Português, entre 2017 e 2020.
Regressado à Diocese, nesse ano, assumiu as seguintes funções: Vigário Episcopal para a Formação (de 2020 a 2021); Formador no Seminário Episcopal de Angra (de 2020 a 2022); Professor de Liturgia no Seminário Episcopal de Angra (desde 2020); Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Angra e Reitor da Igreja da Misericórdia na mesma cidade (desde 2020); Administrador paroquial de S. Sebastião, na ilha Terceira (desde 2023).
Foi nomeado como Diretor Espiritual do Pontificio Colégio Português, em Roma, para o triénio de 2023-2026. Este serviço é partilhado com Monsenhor Manuel Saturino Da Costa Gomes, sacerdote Dehoniano.
O padre Jorge Ferreira é o segundo sacerdote açoriano a servir no Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
Desejamos o melhor ao Padre Jorge Ferreira e o nosso muito OBRIGADO!
Sem comentários:
Enviar um comentário