fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

OBRA SOBRE ERMIDA DE SANTA BÁRBARA APRESENTADA A 4 DE DEZEMBRO

“A ERMIDA DE SANTA BÁRBARA NA IMPRENSA MICAELENSE: Compilação dos artigos publicados desde os finais do século XIX até à atualidade”, obra organizada por Kevin Miguel Vieira e prefaciada pelo Pe. João da Ponte, será apresentada no dia 4 de dezembro, pelas 15 horas, no Auditório Municipal da Povoação. Trata-se de uma edição conjunta da Paróquia de Nossa Senhora Mãe de Deus e do Grupo de Amigos da Ermida de Santa Bárbara, que conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal da Povoação e da Junta de Freguesia da Povoação. O acontecimento insere-se no âmbito das comemorações do 125.º aniversário da reedificação da representante do mais antigo templo construído na ilha de São Miguel (1894-2019).


“A ERMIDA DE SANTA BÁRBARA NA IMPRENSA MICAELENSE: Compilação dos artigos publicados desde os finais do século XIX até à atualidade” reúne, pela primeira vez, todos os artigos que se encontram plasmados nos principais jornais micaelenses, cujo teor constitui um importante rol de fontes que contribuem para um melhor conhecimento e compreensão do seu percurso histórico ao longo das últimas três centúrias.

Artigos, opiniões e reportagens sobre a sua reconstrução depois do terramoto de 1879 e a sua inauguração ocorrida a 4 de novembro de 1894; os vandalismos de que foi alvo na década de 1970; as promessas da sua recuperação por parte dos sucessivos executivos camarários; as inúmeras iniciativas da sociedade civil povoacense para a sua recuperação; o papel decisivo do Movimento para a Recuperação da Ermida de Santa Bárbara; as tão desejadas obras e, finalmente, a sua reabertura ao culto depois de mais de quatro décadas encerrada, preencheram muitas colunas dos principais jornais micaelenses que agora são trazidas novamente à luz do dia.


E.M./Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot