Agendamento e processo de vacinação é o principal motivo de reclamação dos portugueses, mais de 60% das queixas
Numa altura em que o país regressou ao estado de Calamidade e em que arrancou o período de vacinação para crianças dos 5 aos 11 anos, uma análise do Portal da Queixa revela que as reclamações relacionadas com a Covid-19 registaram um crescimento de 145% comparativamente com o período homólogo. Problemas com o agendamento e processo de vacinação é o principal motivo reportado pelos portugueses na plataforma. Entre os dias 01 de janeiro e 19 de dezembro de 2021, o Portal da Queixa recebeu um total de 5869 reclamações dirigidas ao setor da Saúde. Um decréscimo de 4% em comparação com o mesmo período de 2020, onde foram registadas 6103 queixas. Relacionadas com a Covid-19 estão 8% do total de reclamações deste ano, um aumento face a 2020, já que estas representaram apenas 3% das mais de seis mil reclamações apresentadas pelos utentes. No entanto, no mesmo período de análise (de 01 de janeiro até 19 de dezembro), os dados de 2021 referentes às reclamações relacionadas com a Covid-19, permitem identificar um aumento significativo face a 2020, mais do dobro das queixas: 145%. Como principais motivos de reclamação, a esmagadora maioria reportou problemas com o agendamento e processo de vacinação (63%); dificuldades com testes e exames (resultados, marcação etc.) geraram 25% das queixas; problemas com o certificado digital (dificuldade de acesso, erro na obtenção, etc.), representam 12% das reclamações e os constrangimentos relacionados com o isolamento profilático (emissão de baixa, acompanhamento, etc.), originaram 5% das queixas registadas pelos utentes na maior rede social de consumidores de Portugal. NOTA: Todas as reclamações efetuadas no Portal da Queixa dirigidas ao setor da Saúde estão disponíveis para consulta pública em: www.portaldaqueixa.com
Sobre o Portal da Queixa by Consumers Trust: O Portal da Queixa é a maior rede social de consumidores de Portugal, sendo uma referência nacional em matéria de consumo. A plataforma conta com mais de um milhão de utilizadores registados e mais de dez mil marcas e entidades públicas aderentes. Surgiu, em 2009, como um projeto independente, inovador e pioneiro em Portugal, que veio mudar o paradigma das reclamações e promover a literacia digital na sociedade de consumo. Hoje, é considerado pelas marcas e pelos consumidores, como um facilitador para a resolução de problemas, tendo como assinatura: “Do Problema à Solução!” O crescimento exponencial e a consolidação do Portal da Queixa como um dos principais influenciadores nacionais em matéria de consumo, permitiu alcançar um novo posicionamento ao internacionalizar a sua plataforma para mercados com Espanha (Libro de Quejas), França (RéclameICI) e África do Sul (Complaints Book), através da sua rede global: a Consumers Trust. |
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