O músico Açoriano Rafael Carvalho irá participar, com intervenção “online”, nas “ I Jornadas Internacionais de Etnografia de Leiria”, que decorrem no próximo sábado, dia 20 de Novembro, no Auditório do Museu Etnográfico do Freixial.
Estas primeiras jornadas contam com 3 painéis: Painel I – Olhares antropológicos: da pesquisa ao terreno; Painel II – Música tradicional, processos de promoção e salvaguarda; Painel III – Editar a música como construção do futuro.
Integram estas sessões músicos, pesquisadores, musicólogos, e editores, oriundos do Brasil, Chile, Grécia, Portugal Continental e Açores.
A participação Açoriana será da responsabilidade do músico, professor e compositor Açoriano, Rafael Carvalho, com o tema “A viola da terra e a sua revitalização”, onde será feita uma breve explicação sobre a viola da terra e o contexto onde a mesma esteve e está presente nas nossas ilhas, bem como uma exposição sobre as medidas de revitalização no presente: do ensino, à produção de eventos e à edição de obras, que têm contribuído para a uma grande dinâmica da viola da terra na actualidade.
Esta participação dos Açores é muito importante, para dar a conhecer o grande trabalho que tem sido feito nos Açores, no ensino, promoção e valorização da viola da terra, bem como as iniciativas que têm sido promovidas para incentivar os tocadores de viola da terra a participar, a mostrar o trabalho que desenvolvem, não só nos grupos que integram, mas também ao nível pessoal e individual.
Estas jornadas são uma iniciativa da Câmara Municipal de Leiria através do Agromuseu Municipal, tendo como parceira a INATEL e o apoio de várias entidades, e sob a coordenação do Dr. Adélio Amaro, Presidente do Centro do Património da Estremadura.
Sem comentários:
Enviar um comentário