Esta variante às Furnas assumida como a 1.ª fase da Melhoria das Acessibilidades Furnas-Povoação pelo Governo Socialista de Vasco Cordeiro foi um “aborto” parido pouco antes das eleições regionais de 2020.
Depois de 8 anos de estudos, custa a acreditar que não conseguissem produzir uma solução para a ligação entre as Furnas e a Povoação.
Foi demasiada incompetência, demasiado tempo e dinheiro perdidos.
Pior do que isso, foi “amarrar” essa inutilidade com um contrato de adjudicação.
Mas, embora eu tivesse recusado assinar essa petição, por achar estranho esse documento estar a ser promovido pela lista do partido socialista concorrente à assembleia de freguesia das Furnas nas eleições autárquicas recentes, ainda acho mais estranho as declarações, quer do presidente da câmara da Povoação, quer da presidente da junta de freguesia das Furnas.
No dia 22-09-2019 eu pedi para publicar na rede social digital local “Um Olhar Povoacense” um alerta para os perigos da construção de mais uma estrada dentro da cratera das Furnas e para a inutilidade dessa obra na melhoria da acessibilidade entre as Furnas e a Povoação e sugeri uma solução adequada e de concretização rápida e económica para essa estrada.
Nessa mesma publicação apontei para o que se deve avançar como alternativa para uma verdadeira solução do problema das acessibilidades dentro do território da Povoação pela construção da via das sete Lombas, sem beliscar a Alameda dos Plátanos e de como quebrar o isolamento desta parcela da ilha de São Miguel que é a causa do atraso do seu desenvolvimento crónico, e que é uma ligação da via das sete Lombas ao eixo norte da scut junto à freguesia da Salga.
Desta vez aproveito para fazer um outro alerta.
É que já se manifestaram vontades de prolongar as soluções “scut” para algumas freguesias do concelho de Ponta Delgada.
Embora eu ache que isso é perfeitamente legítimo, não vá agora este Governo da Coligação, virar as costas à Povoação para beneficiar Ponta Delgada.
Toda a gente merece ter boas acessibilidades, mas eu garanto que não há nenhuma freguesia do concelho de Ponta Delgada mais afastada do que qualquer freguesia da Povoação, dos recursos que estão na maior cidade da ilha, como sejam os hospitais e clínicas, o aeroporto, o porto e as grandes superfícies comerciais.
Além disso tudo, ainda é preciso lembrar que o concelho da Povoação é dos mais castigados pelas calamidades naturais e só tem uma ligação para as Furnas e outra para o Nordeste.
Precisa criar uma ligação alternativa urgente.
Furnas, 03-11-2021
Gil Borges
Sem comentários:
Enviar um comentário