fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

RECONHECIDO AGRADECIMENTO AO RUBÉN ANDRADE MOREIRA

Rúben Andrade Moreira

Um agradecimento ao Rubén Andrade Moreira pelo seu contributo cultural que desenvolveu no nosso concelho, que deixou marca positiva em todas as atividades por ele desenvolvidas, principalmente a todos que com ele colaboraram e privaram de mais perto. 


Desejamos ao Rúben Moreira e sua família um bom regresso ao continente e que leve no coração um pouco de nós Povoacenses, por cá deixa amigos, conhecidos e admiradores do seu profissionalismo e trabalho. Será sempre muito bem vindo com a sua família a este pequeno pedaço de terra rodeado de mar por todos os lados, terra que o inspirou a criar muitas poesias e a desenvolver criativos vídeos que nos fizeram deliciar a acompanhar.

Grande abraço a toda a família Moreira de Um Olhar Povoacense.


Povoação, sábado, 14 de agosto de 2021.


“Actividades culturais que desenvolvi enquanto vivi na Povoação (6 anos).


1- Comecei por reunir um grupo de crianças e investi o meu tempo para poder realizar aulas de Capoeira que se prolongaram mais tarde para Água Retorta e a Vila da Povoação, foram organizadas várias aulas ao ar livre e apresentações em festas  populares. Foi realizado um evento com o prestigiado professor Capoeira Quilombola Luiz Eduardo, da Escola de Capoeira Angola Quilombola com o objetivo de motivar os alunos e atrair mais gente para a atividade. Estas aulas foram ministradas durante 5 anos.


2-  Desenvolvi ao longo de um ano, um trabalho de teatro com o grupo “Caminho para a Liberdade”, pessoas em tratamento da toxicodependencia com quem elaborei uma peça de teatro “Carrocel” desenvolvida através de escritos da minha autoria. Esta peça foi apresentada na Biblioteca Municipal de Ponta Delgada durante um congresso de apoio à família toxicodependete. Foi também apresentada no auditório municipal da Povoação.


3- Realizei uma palestra sobre a importância do teatro numa comunidade, onde tive como convidado o digníssimo actor António Capelo, com o propósito de dinamizar as atividades culturais do conselho. Fomos ambos convidados para uma entrevista no programa televisivo “Açores Hoje” para falar do projeto de criação de uma escola de teatro, apoiado pelas entidades camarárias. É de salientar que todas as ações seguintes a essa entrevista, em prol da criação e desenvolvimento do projeto me foram negadas, pelo que não foi possível realizar o projeto.


4- Após ter iniciado funções nas piscinas municipais através de um programa do centro de emprego, decidi manter de forma completamente independente o desenvolvimento das atividades culturais no conselho, mantendo no horário pós laboral as aulas de Capoeira e a criação de um grupo de teatro, que depois de um ano intenso de trabalho apresentou a sua primeira peça “Principezinho”, que terá sido apresentado no Auditório Municipal da Povoação e no auditório das Furnas.


5- O último projeto elaborado foi um workshop sobre Gil Vicente, com o fundador do Teatro do Bolhão/ACE o actor António Capelo, que se disponibilizou a ministrar este workshop de forma totalmente gratuita. Este workshop tinha por objetivo dar início ao desenvolvimento de uma peça de teatro “O Auto da Índia” de Gil-Vicente o que não foi possível devido ao surgimento da pandemia covid 19.


Neste momento vou embora do concelho, com a sensação de que poderia ter feito mais. Obrigado a todas as pessoas que me acompanharam na minha estadia e que me fizeram sentir em casa.


Até um dia maravilhosa Povoação.”


Rúben Moreira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot