fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

MENSAGEM DE NATAL DO PRESIDENTE DO GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES

Foto de: GaCS/Miguel Machado


Açorianos,


É com redobrado gosto que me dirijo a vós, neste que é o primeiro Natal em que tenho a honra e o orgulho de representar o Governo dos Açores.


O nosso sentido de responsabilidade e espírito de missão acompanha a dimensão da nossa açorianidade, que é mundial, através da nossa diáspora.


Nestes dias, apesar de marcados por alguma intranquilidade e pesar, devido à pandemia COVID -19, não podemos deixar de sentir o espírito natalício que a própria quadra festiva simboliza, que congrega as famílias açorianas.


Através desta missiva, partilho convosco o reconhecimento comum dos tempos desafiantes que vivemos e que nos impelem a todos para a ação, com responsabilidade para a proteção de todos e de cada um de nós.

O Natal deste ano é diferente. A pandemia tornou as nossas vidas diferentes. Reduzimos a expressão da nossa proximidade, da nossa afetividade, que tanto nos caracteriza, a um toque com o cotovelo ou uma vénia, o que é manifestamente pouco para um Povo que é acolhedor, que sabe ser e receber.


Mas a saúde pública tem sido a nossa prioridade e preocupação, e por isso, manifesto o orgulho que tenho no bom comportamento do nosso Povo e apelo a que continuem a ser um exemplo no cumprimento das medidas anunciadas pela Autoridade de Saúde Regional.


Mas este é um Natal também diferente porque muitos dos nossos concidadãos perderam rendimento e alguns o próprio emprego. Muitas famílias passam por momentos mais difíceis e estão assolados por um sentimento de desesperança.


São especialmente as vidas destas açorianas e açorianos que estão no nosso pensamento, no pensamento do Governo dos Açores.


A nossa prioridade é a sua proteção e não descansaremos enquanto não conseguirmos minimizar o sofrimento dos mais desprotegidos, sem esquecer todos os que necessitam e merecem uma palavra de reconhecimento e de apoio do seu Governo.


Da crise de saúde pública que marcou o ano que está a terminar, rapidamente passamos para uma crise económica, que veio fragilizar ainda mais a nossa difícil economia Regional e aprofundar as desigualdades sociais.


Aos que estão desempregados ou que sofrem as consequências do desemprego nas suas famílias, quero dirigir, neste momento difícil, uma saudação particularmente afetuosa e uma mensagem de encorajamento e esperança.


Estou convicto de que conseguiremos superar esta crise com o impulso comum de todos. E com esse impulso construiremos uma Região mais robusta, mais solidária, melhor preparada para enfrentar os desafios dos novos tempos, uma Região mais moderna e próspera, territorial e socialmente coesa, dinâmica, que não deixe ninguém para trás, pois a força de uma sociedade é o seu elemento mais fraco, mais desprotegido.


Contamos sempre com todos no desígnio de elevarmos o desenvolvimento dos Açores a patamares que promovam o bem-estar coletivo. É isto que nos motiva. Pelos Açores e pelos açorianos.


Com o empenho de cada um, a motivação e compromisso de todos, a missão dos tempos mais próximos é clara: Solidariedade e Ajuda. Recuperar a economia, o rendimento e o emprego nos Açores.


A todos desejo que o ano de 2021 traga ao de cima o nosso melhor e que nos devolva a liberdade da nossa afetividade.


Tenho a certeza de que, entre todos, alcançaremos uns Açores melhores e um mundo mais humano, mais justo e solidário.


Deixo uma saudação especial e carinhosa a todos os açorianos, reforçada para os que celebram o Natal sozinhos, os que sofrem de doença, ou se sentem marginalizados, esquecidos ou tristes.


Apresento a nossa gratidão a todos aqueles que dedicam o seu esforço e tempo na ajuda aos mais necessitados e mais frágeis.


Deixo também uma saudação aos imigrantes. É bom poder contar convosco e com o vosso contributo para o desenvolvimento da nossa sociedade.


À nossa diáspora, a expressão da nossa saudade e orgulho. Obrigado por honrarem o nome dos Açores fora das nossas ilhas.


A todos, mas a todos sem exceção, gostaria de deixar nesta mensagem, no aniversário do nascimento do menino Jesus, que nos enche a alma de fé e de coragem, uma palavra solidária, de confiança e de esperança.


Umas Boas Festas. Um Santo e Feliz Natal e um Bom Ano Novo.


GaCS/PGR | Fotos: GaCS/Miguel Machado


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot