Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 22 novos casos positivos de Covid-19, sendo 18 em São Miguel e 4 na ilha Terceira. Este resultado decorre de 563 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região e do rastreio em massa, que decorreu no último fim de semana em Rabo de Peixe, do concelho da Ribeira Grande – ilha de S. Miguel, que por si só apurou 5 novos casos positivos.
SÃO MIGUEL – 18 NOVOS CASOS
- Sete relacionados com cadeias anteriores
- Um no âmbito de uma nova cadeia na Lagoa
- Três resultantes de duas novas cadeias na Ribeira Grande
- Um caso por aferir
- Um relacionado com viagem ao exterior (residente - positivo ao 6º dia)
- Cinco resultantes do rastreio em massa em Rabo de Peixe (nenhum relacionado com cadeias pré-existentes)
- Nota: um anterior caso positivo, apresentou documentação comprovativa de uma anterior infeção e respetiva recuperação, não sendo considerado caso ativo na Região
ILHA TERCEIRA – 4 NOVOS CASOS
– Todos os casos relacionados com as cadeias de transmissão anteriormente identificadas
RECUPERAÇÕES -18
- Treze recuperações na ilha Terceira (nove em Angra do Heroísmo e 4 na Praia da Vitória).
- Cinco recuperações em S. Miguel (2 em Ponta Delgada, 1 na Ribeira Grande e 2 em Vila Franca do Campo).
SITUAÇÃO ATUAL NA REGIÃO
- A Região conta agora com 48 cadeias de transmissão ativas, sendo 35 em S. Miguel (com o surgimento de uma nova cadeia São Miguel + Lagoa e duas novas cadeias São Miguel + Ribeira Grande), uma cadeia São Miguel + S. Jorge, e 12 na Terceira (três novas cadeias em Angra do Heroísmo).
- Na Região foram já extintas 21 cadeias de transmissão, a última das quais na ilha Terceira, no concelho de Angra do Heroísmo.
Existem à data de hoje 488 casos positivos ativos, sendo 367 em S. Miguel, 119 na Ilha Terceira, um no Pico e um no Faial.
- Internamentos – 17 (6 no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, 10 no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira - três dos quais em UCI e um no Hospital da Horta.
- Foram detetados até hoje 1.312 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se 19 óbitos e 721 recuperações.
As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.
É reiterada a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.
Para mais informação deve ser consultado o site criado pelo Governo dos Açores sobre o controlo da pandemia na Região, em https://destinoseguro.azores.gov.pt/, ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.
O Governo dos Açores disponibiliza ainda a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, que pode ser utilizada entre as 08h30 e as 18h30, nos dias úteis, e a Linha RIAC 800 500 501, que funciona de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 22h30, e aos domingos, das 10h00 às 22h30.
Está disponível também o endereço de correio eletrónico esclarecimentocovid19@azores.gov.pt para esclarecimentos sobre as medidas adotadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus.
GaCS/SRSD
Sem comentários:
Enviar um comentário