fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

REUNIÃO DO PRESIDENTE DO CONSELHO ECONÓMICO E SOCIAL DOS AÇORES COM O OBJETIVO DE CRIAÇÃO DE MEDIDAS QUE APROFUNDEM A RESILIÊNCIA DAS REGIÕES ULTRAPERIFÉRICAS.

O Presidente do CESA, Gualter Furtado, reuniu hoje por videoconferência com um representante do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, parceiro português da consultora internacional “ECORYS”, que se encontra a desenvolver um estudo para a Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia (DG REGIO) sobre o impacto da pandemia COVID-19 nas regiões ultraperiféricas, com base em evidências e propostas para medidas de recuperação e reforço da sua resiliência.


Esta reunião foi preparada pelo Presidente do CESA com auscultação e contributos dos Parceiros Sociais dos Açores, que serão partilhados por forma a que os Consultores tenham presente as dificuldades que os diversos sectores económicos e sociais, incluindo a educação, atravessam na Região Autónoma dos Açores, bem como os empregadores e os trabalhadores dos Açores em consequência da pandemia.

Foi realçado a necessidade de criação de um novo Programa para as regiões ultraperiféricas, fora do contexto e a acrescer à chamada “bazuca” Europeia, já que estes territórios têm problemas específicos e agravados que os distinguem das demais regiões da Europa, desde logo os relacionados com as acessibilidades, afastamento dos principais mercados, dispersão do seu território e falta de economias de escala. Este Programa deveria conter medidas e respostas para fortalecer a capacidade resiliência de curto, médio e longo prazo dos Açores.


Gualter Furtado - Presidente do Conselho Económico e Social dos Açores 21 de janeiro de 2020



Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot