fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

PARABÉNS PADRE SILVINO AMARAL PELAS SUAS 84 PRIMAVERAS

Nasceu a 5 de Fevereiro de 1934 no Morro, Vila da Povoação, Silvino Amaral, Filho de Júlio d’Amaral e de Maria de Lurdes Medeiros.

Está hoje em festa o Padre Silvino Amaral juntamente com a sua família, amigos e comunidade paroquial.

São 84 anos de idade… e podemos dizer que este nosso irmão Padre continua com tanto vigor e saúde a viver a vida, é uma dádiva divina. A sua vida tem sido um exemplo de luta, determinação, superação e fé! E o Pe. Silvino Amaral chega aos 84 anos com bom humor e alegria de quem sabe o valor das coisas certas.

Que DEUS lhe abençoe Pe. Silvino Amaral, com saúde e alegria, e, mesmo nos momentos mais difíceis e inevitáveis, possa contar com ELE que é o verdadeiro amigo de todas as horas.

Em 1946, entra no seminário de Angra do Heroísmo, onde a vocação derivou da sua educação familiar, principalmente da parte da mãe. Para além disso, o seu irmão mais velho havia ingressado no seminário mas voltou cedo sem chegar a conclui-lo. Nessa altura Silvino Amaral muito desgostoso prometeu-se que se fosse também para o seminário tudo faria para chegar ao fim.

Os estudos foram financiados por um tio e também seu padrinho de Batismo, o Padre Silvino Raposo. Seguiram-se 12 anos de Seminário, num ambiente de rigor e disciplina, que ainda lhe despertou mais a vocação. Depois veio a colocação na Sé de Angra, por um período de um ano, no chamado post-seminário, um ano que o próprio adjetivou de muito exigente, em que exercia a pastoral estando também encarregue do sector dos jovens, para concluir com exames finais.

O Pe. Silvino Amaral foi Ordenado a 15 de Junho de 1958 pelo Bispo D. Manuel Afonso de Carvalho.

Foi na Povoação, a 29 de Junho de 1958, quando estava de férias, após ser Ordenado, e antes de fazer o Post-Seminário que celebrou a sua Missa Nova.

A 1 de Agosto de 1959 foi para a freguesia da Ribeira Quente, substituir o Pe. Antero Jacinto de Melo, que era natural da Ribeira Quente e encontrava-se à espera de visto para emigrar.

Na Ribeira Quente desenvolveu a sua ação pastoral, quer como pastor sempre atento aos problemas da sua comunidade, sobretudo dos mais desfavorecidos, quer como grande pedagogo, sabendo ocupar um lugar junto do povo, sendo a “voz dos sem voz”. A ele se deve a restauração da Igreja Paroquial e a construção, de raiz, do Centro Social e Paroquial.

Um dos aspetos mais salientes na obra do Padre Silvino Amaral foi a sua paixão pelo desenvolvimento socio-cultural da população da Ribeira Quente.

De entre as distinções recebidas destaca-se o agraciamento pelo Presidente da República, com a Ordem de Mérito, no dia 10 de Junho de 1998.

Um Olhar Povoacense deseja ao Pe. Silvino Amaral muitos PARABÉNS, que muitos mais anos se sigam na nossa presença!

Povoação, segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot